quinta-feira, 6 de março de 2014

Vampiro Americano: O Senhor do pesadelo...


O Drácula ainda assusta alguém??
Se você respondeu que não, provavelmente não leu o “Drácula”, ou melhor, o correspondente ao Drácula da série Vampiro Americano. Como já mencionei outras vezes, sou muito fã da série de Scott Snyder. Não apenas por este ser um grande autor, mas principalmente pelo fato de ter transformado os vampiros em vampiros novamente. Sim meus amigos; nesta série, não espere encontrar purpurina, ou amores proibidos. Vampiro Americano trata esta criatura da maneira que ela deveria ser tratada, ainda que, por vezes, estejam trabalhando ao lado dos “anjos”. Desde seus primeiros números, a série cativou e tal sucesso só demonstra o quanto milhares de pessoas ansiavam pela volta destes monstros, e “monstros” é exatamente o que são. Agora, trazer-los de não bastava; era necessário criar todo um Universo para esta obra. Várias espécies, um passado (isso foi relativamente fácil, afinal os bichos são imortais), lendas e até mesmo híbridos. Nesta história, vamos ler um pouco de cada.

Em primeiro lugar, a grande vantagem de escrever sobre esse tema, é que tempo (dias, meses, anos, décadas, séculos) não é um empencilho. Podemos localizar o mesmo personagem em diferentes épocas e dessa forma, as possibilidades são basicamente infinitas. Agora o plot dessa edição, acredito que seja trazer o maior personagem vampiro de todos os tempos (pelo menos o mais famoso...), para dentro da série. Só que na verdade, não é bem do jeito que estamos acostumados a ver em outras mídias. O Drácula de Vampiro Americano, não é sedutor ou usa capa nem nada disso. É um bicho bem pior. Sem dar spoilers sobre a história, vou dizer apenas que o poder desse “Drácula”, está mais para a capacidade de liderança, do que em poderes sobrenaturais em si. Pense pela ótica do nazismo. Hitler, não era um cara assustador. Não era forte, não tinha um físico intimidador, enfim não era um cara que se entrasse dentro em um bar, as pessoas pensassem: “ninguém mexe com esse figura”. Entretanto, como líder, olha o estrago que causou. O mesmo exemplo vale para Napoleão.

Outra coisa que achei muito legal, foi conhecer um pouco mais da instituição Vassalos da Estrela da Manhã. A idéia de ter uma organização como essa, também é um toque de mestre de Snyder. Não que nunca tenhamos visto organizações para matar vampiros. Muitas histórias já foram escritas sobre isso; o diferencial para mim é a forma com que os humanos são descritos. O nível de realismo em Vampiro Americano é a parte mais interessante. Enfim, mais do que recomendo esta série e especificamente esta história. Acredito que ainda possa comprar na comix, portanto comprem sem medo, valem muito na estante. Vou ficando por aqui; infelizmente não estou podendo atualizar o blog com freqüência, porém espero poder compensar o tempo perdido em breve. Agradeço por todo mundo que me acompanha por aqui, agradeço os mails que recebi pedindo por mais posts e principalmente agradeço aos meus alunos (e ex-alunos) que espalham e compartilham o link do blog por aí. Valeu galera. Os links da Comix estão aí embaixo, para saber de atualizações me siga pelo Facebook e Twitter. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário