terça-feira, 11 de março de 2014

Renegados... Projeto do Batman!

Negando os Renegados!

No meu post passado, escrevi um pouco sobre minha experiência com os Novos Titãs. Eram outros tempos e realmente naquela época, os Titãs eram tão importantes (às vezes mais importantes) que os X-Men, para mim. Era uma briga dura, pelo amor do sagrado; imaginem uma época onde, de um lado tínhamos o Cris Claremont com os seus X-Men, na melhor fase que a equipe já teve. De outro lado, a dupla dinâmica da DC, Wolfman/Peréz, revolucionando com os Novos Titãs. No meio dessa porrada boa, muitos outros heróis em fases boas e o mais importante, novos grupos e personagens surgindo. Foi por essa época boa que eu conheci os Renegados, em sua formação original e admito que a primeira vista, não fui muito fã desse grupo não. Estava acostumado com os Vingadores (Marvel), X-Men (Marvel), Novos Titãs (DC), Liga da Justiça (DC), e novos grupos para mim, era mais do mesmo. Na época eu pensava nos Renegados (DC), como um grupo genérico, ao estilo dos Defensores (Marvel). Eu estava enganado!

E quando digo que eu estava enganado, quero dizer que me enganei com os dois grupos. Tanto os Defensores como os Renegados, foram grupos muito importantes nos seus Universos; muitas histórias que são relevantes até hoje, tiveram o dedo desses super grupos. Mais para frente, vou pretendo fazer um post sobre os Defensores, mas por enquanto vou me concentrar nos Renegados. Eles foram muito importantes no evento Crise nas Infinitas Terras, e para quem não sabe, tiveram histórias muito boas. Para quem não sabe, quem fundou os Renegados foi o Batman (claro, que mais??) e este fundou a equipe, quando a galera da LJ se recusou a participar de uma missão de resgate, de um personagem chamado Lucius Fox (na época não era tão importante para a cronologia do Batman como é hoje). Continuando, o cara estava cativo lá para as bandas da MarKóvia (terra de Geoforça). Batman então juntou essa galera: Geoforça, Katana, Metamorfo, Halo, Raio Negro; e posteriormente Ciclone, Cavaleiro Atômico e Divina.

Não foram muitas fases, é verdade, mas eram muito bem escritas e acredito que o diferencial dessa equipe, estava por serem um pouco mais violentos que a LJ, por exemplo. Lembro que na época que eu lia essa fase, eu e um amigo meu estávamos conversando sobre os super grupos e as diferenças entre eles. Meu amigo disse essa pérola: “Os X-Men têm seu apelo violento, com o Wolverine, da mesma forma que os Titãs, que tinham a Estelar. Os Renegados possuíam um Wolverine a mais”. Naquela época, realmente tinha muita gente que pensava assim. Eu via a coisa por outro ângulo: para mim o diferencial dos Renegados, era justamente o diferencial que os Defensores tinham. Bons heróis/personagens só que sem espaço para agirem juntos.

Sobre a volta dos Renegados, que teve um início espetacular e depois deu uma esfriada, também têm o dedo do Batman. As “Indústrias Wayne” patrocinam a equipe e seu maior pupilo, Asa Noturna, fez parte da equipe por um bom tempo. Gostei do Asa Noturna nessa época e acho que sua participação foi até melhor do que costumava ser nos Novos Titãs. Nessa fase, pude ver um Dick Grayson mais parecido com o Batman, o que foi uma coisa bem inusitada, afinal muitas discussões entre Batman e Asa Noturna eram por conta da personalidade fechada e manipuladora do Batman. Eis que nosso amigo Dick não foi tão diferente assim quando estava à frente dos Renegados. Achei interessante essa nova visão para um personagem icônico como o Asa Noturna.

Agora antes que alguém faça a pergunta de 1 milhão de Obamas, respondo logo: Não vou dizer quem era melhor. Acredito que, em se tratando de super grupos, cada um têm sua vantagem e seu valor. O que posso dizer é sobre preferências. Eu gostava mais das histórias dos Novos Titãs, assim como a fase Claremont dos X-Men, eu vira e mexe estou lendo de novo. Marvel e DC são Universos diferentes, cada um com seus heróis principais. A Marvel está mais popular, afinal os últimos filmes de seus personagens bombaram no mundo. Graças a esses filmes, temos toda uma nova geração se interessando por quadrinhos e alguns desses novos leitores (os espertos, claro!), estão lendo como loucos as histórias clássicas. Infelizmente nem todos fazem isso e exatamente por esse motivo, presenciamos guerras entre haters/fanboys. Just another Day in internet! Vou ficando por aqui. Obrigado pela atenção, quem puder ou quiser me siga pelas redes sociais, os links estão aí à esquerda. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário