segunda-feira, 10 de março de 2014

Contrato de Judas...Clássico dos Novos Titãs!

Direto do túnel do tempo!
Que histórias nos fazem chorar??

Existem muitas histórias que, ao serem lidas, nos emocionam até as lágrimas. Não é uma novidade, afinal um livro bem escrito nos leva para dentro da cabeça do escritor, nos faz mergulhar em suas emoções ou pelo menos as emoções que ele pretende passar. Agora quantos já choraram lendo quadrinhos? Não é tão incomum quanto se pensa. Alguns autores conseguem transportar o leitor para o Universo em questão, ou para a trama, de forma tão espetacular, que é quase impossível não chorar, seja pelo fim da história ou quem sabe pelo destino dos personagens. Eu já escrevi sobre isso outras vezes e volto a escrever, já passei por isso. A Saga de Bêlit, foi muito emocionante para mim, ainda mais por ser muito fã de Conan. A Morte de Gwen Stacy, clássica história do Homem-Aranha também me emocionou muito, assim como (mais recentemente) a minissérie Y, e seu final arrebatador. Contrato de Judas, história mega cultuada pelos fãs dos Novos Titãs, não poderia ser diferente, afinal temos ali o Dream Team da DC na época: Marv Wolfman e George Peréz (os responsáveis por Crise nas Infinitas Terras).

Antes de mais nada, para situar os meus leitores preciso dizer quem são os Novos Titãs e a importância destes heróis para mim. Na longínqua década de 80, tão cultuada por quem lá cresceu e até mesmo por quem a perdeu, foi uma época mágica para os quadrinhos. Muitas Sagas importantes, obras importantes e a consolidação de muitos personagens. Impossível pensar em X-Men e não lembrar da Saga de Fênix, pensar em Batman sem lembra de Cavaleiro das Trevas ou Mencionar o Universo DC e não lembrar de Crise nas Infinitas Terras. Os Novos Titãs eram os caçulas da DC, por assim dizer! E como naquela época eu tinha mais ou menos a mesma idade dos personagens, era simplesmente impossível não se identificar com eles. Cada um com seus dramas pessoais e alguns, como o Robin por exemplo, com tutores de peso. Tinha de tudo ali: aventura, drama, romance, vilões carismáticos (outros nem tanto), arqui-inimigos, etc. Só que a dupla Wolfman/Peréz queria mais. Eles transformaram um super grupo de heróis adolescentes em uma máquina de batalha respeitável. Além de podermos ver, no decorrer das histórias, o amadurecimento de cada um.

Em uma determinada época da minha vida eu era mais fã de Novos Titãs do que dos X-Men e acho que naquela época, meio que rolava um pouco de competição mesmo. Agora indo direto ao assunto, essa história foi muito marcante para todo o grupo, como para toda uma geração de leitores de quadrinhos, pois mostrou o quanto uma traição na equipe poderia ser desastrosa. Sem dar muitos spoilers da trama (afinal uma das minhas maiores intenções com o blog é fazer com que novos leitores procurem e leiam as histórias por mim mencionadas), vou direto ao ponto: a traição de um membro da equipe. Claro que quando começamos a ler, já vamos ligando os pontos e finalmente descobrindo quem é o traidor; só que o mais interessante, é que os motivos da traição são “por pura maldade”. Wolfman/Peréz nos mostram uma realidade muito comum para nós que vivemos no mundo real: “Existem pessoas que são ruins e ponto”. Sem motivo oculto, sem que haja trauma, apenas são ruins! Isso é meio chocante, ainda mais quando se pensa NA ÉPOCA QUE A HISTÓRIA FOI ESCRITA. Muita coragem da parte deles escrever algo assim, e muita coragem escolher justamente os Novos Titãs como personagens.

O ato de traição, as conseqüências dessa traição, a forma que os personagens lidaram com isso, enfim, as repercussões de Contrato de Judas até hoje são sentidas. Nosso conhecido Dick Grayson, o primeiro Robin e maior pupilo do Batman, comandava a equipe e nunca mais foi o mesmo depois do que aconteceu. Também passamos a ver um grande vilão dos Titãs, o Exterminador, com outros olhos depois de Contrato de Judas. Para quem curte clássicos dos quadrinhos, é leitura total e completamente obrigatória. Não sei se essa geração vai se emocionar tanto quanto a minha se emocionou, entretanto com ou sem emoção, é uma obra prima. Vou ficando por aqui. Infelizmente não sei se ainda está para vender na PANINI ou na COMIX “Os Maiores Clássicos dos Novos Titã”. Caso tenha esgotado, é relativamente fácil encontrar essa história em mídia digital. De qualquer forma vou deixar o link dos sites com outros materiais lançados sobre Novos Titãs. Vale a pena também. Muito obrigado pela atenção, me acompanhem pelo Facebook e Twitter para saber de novos posts e também no G+. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário