segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Oceano... Warren Ellis arrasando!


Quem são nossos antepassados??


Pergunte a Warren Ellis. Bem vindos leitores do blog, aqui estou mais uma vez e o assunto dessa vez é uma obra da DC, sob o selo Wildstorm. Oceano é simplesmente demais e é tão viciante, que uma vez que começamos a ler é impossível parar. Não é de hoje que sou muito fã de Warren Ellis, já o conhecia da obra Frequência Global (que por sinal ainda deve aparecer por aqui). A verdade é que ele é um dos maiores produtores de conteúdo para quadrinhos da atualidade e já arrancou vários elogios, inclusive do mestre Alan Moore e se Mr. Moore disse que o cara é bom, que pobre mortal teria a audácia de discordar? Eu definitivamente não. Claro que não posso me esquecer de mencionar, o grande artista Cris Sprouse. Não é exatamente um desconhecido; já trabalhou com grandes ícones dos quadrinhos como o próprio Warren Ellis, além de Grant Morrison e The King Alan Moore. Desenhou grandes personagens dos quadrinhos, como Batman, X-Men, Liga da Justiça, etc.


Oceano é um quadrinho de 2004, mas que chegou por aqui algum tempo depois e, para os aficionados em papel, ainda podemos comprar, pois está para vender na Comix; versão de luxo com capa dura e tudo que temos direito. É uma história futurista, entretanto é meio esquisito classifica-la como ficção científica. Eu pelo menos achei. Os elementos estão lá, tecnologia, política corporativista (isto ainda é sci-fi?), exploração espacial, e tudo mais. Só que a pegada está mais para uma trama policial, do que para o que eu espero de uma obra de ficção científica. E falando nisso, vamos à história (sem dar spoilers, claro). Como já mencionado, a temática é futurista. Não o futurismo tradicional. É algo mais para a intenção realística. Não estou dizendo que tudo que vimos ali é uma realidade, ou será uma realidade futuramente, apenas digo que a intenção de Warren Ellis foi passar a sensação de realidade, de algo que realmente pode acontecer, no que diz respeito à exploração espacial.


Pelo menos daqui a uns cento e tantos anos, que é a época da obra. Nosso personagem principal chama-se Nathan Kane, um inspetor das nações unidas que foi mandado para Europa, sendo que está Europa não é na Terra; trata-se de um dos satélites de Júpiter. Na verdade, não é bem em Europa o seu destino, e sim na estação em órbita de Europa, chamada Cold Harbor. Acontece que o motivo dele ter sido chamado, foi que algo foi encontrado em Europa. Para quem não sabe, Europa é um dos satélites em volta de Júpiter e sabe-se que é um grande oceano congelado (isso não é ficção, é realidade!). Este fato, por sinal, é muito utilizado na ficção científica ao longo dos tempos, bem como nos quadrinhos. Para citar um exemplo, recorro a Arthur C. Clarke (um dos meus escritores sci-fi prediletos) e sua obra 2010: o ano em que faremos contato. Em Oceano, Warren Ellis também nos mostra algo que quebra paradigmas. Sim, estou falando de vida; só que, como tudo na vida, nem toda a descoberta é uma “boa” descoberta, basta lembrar que um inspetor da ONU foi chamado e a especialidade de Nathan Kane são armas.
Ficou curioso leitor? Eu espero que sim, pois daí em diante o que vamos ver são revelações, algumas muito óbvias outras um tanto quanto perturbadoras. Aventura e suspense estão presentes na trama só que, para esse humilde leitor, a história é mais sobre a humanidade do que sobre vida em outros planetas. Quando eu disse que é uma obra futurista, só que é esquisito classifica-la assim, acho que é exatamente por isso. Reconhecemos muito do que lemos lá, no mundo de cento e tantos anos além, com o que estamos acostumados ver hoje. Você lê e acredita que aquilo poderia acontecer exatamente como aconteceu. Para finalizar, posso dizer que é uma leitura incrível para qualquer fã de quadrinhos, alias como todas as obras de Warren Ellis. Merece um lugar na sua estante. E com isso, vou terminando meu post. Agradeço a atenção de todos que por aqui passaram e para saber de novas postagens, é só me segui no Twitter e pela fan page do Facebook. Quem se empolgou com essa obra, estou deixando o link da Comix aí embaixo. Clique e seja feliz. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário