quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

The Hobbit 2... o que dizer???


E depois de um curto período de folga, cá estou eu novamente com o blog.


Neste primeiro post de 2014, gostaria de escrever sobre The Hobbit 2, ou como muitos estão chamando: O Hobbit 2, A Enrolação de Peter Jackson. Não estou dizendo que o filme foi ruim de todo, apenas manifestando meu desagrado com a atitude mesquinha e mercenária com que o livro está sendo tratado. Quando fiquei sabendo que The Hobbit seria uma trilogia, fiquei com o pé atrás. Afinal, não existe tanta coisa naquele livro, que precise de 3 filmes para se mostrar. Depois, quando assisti o primeiro, meio que calei a boca. Fiquei maravilhado com a riqueza de detalhes, amei todas as cenas onde foi possível ver os anãos em, digamos, “seu habitat natural”. Foi demais quando o dragão chega, a luta, a forma que eles foram expulsos; enfim foi muito bom! Já escrevi sobre isso uma ou mais vezes por aqui, mas vou escrever de novo: a grande sacada de se fazer um filme sobre um livro, é o testemunho visual. Ler sobre elfos, anões, orcs e hobbits é uma coisa. Ver é outra coisa!


Então, com um merecido “cala boca”, bati palmas para o primeiro filme de Peter Jackson, além de ficar na expectativa para a segunda parte. Não foi nada do que eu imaginava. Um filme gigante, com montes e montes de situações completamente desnecessárias e o mais importante, sem a menor coerência com o livro. Se no primeiro filme Peter Jackson inovou, no segundo ele estava bêbado (na melhor das hipóteses!). Este segundo filme, o livro foi quase que completamente desprezado. Antes que me atirem pedras, quero deixar uma coisa bem clara: Eu sei que “costuras” precisam ser feitas, para a adaptação de um livro para o formato cinema. Algumas coisas ficam de fora, outras são acrescentadas. Acho até normal, desde que essas tais “costuras” não sejam absurdas. Aparentemente, essa regra de não “costurar” demais foi ignorada pelo senhor Peter Jackson, pois esse segundo filme poderia muito bem se chamar “The Legolas” ou “Bilbo and Legolas”. Aí pare para pensar que o Legolas nem aparece no livro, for God sake!


Como se isso não fosse suficiente, o personagem principal (Bilbo) acaba por ser transformado em algo que ele não, pura e simplesmente para unir o que estamos vendo, com o que já vimos em Lord of the Rings. Tudo bem, unir as duas obras cinematográficas era preciso, entretanto a forma como foi feito... doeu nos fãs! Eu esperava mais flashbacks e menos “macaquices” de Mr. Jackson. Agora, não posso dizer que foi um filme ruim, para uma pessoa que nunca leu o livro. Nesse ponto, acredito que a idéia foi bem sucedida. Para a maioria das pessoas que não leram o livro, o filme ganhou um “quê” de épico, que não tem nada haver com a obra original. Então, espere muitas cenas de luta, muitos efeitos especiais (as cenas do Dragão são espetaculares) e comédia moderada. Claro que para as meninas de plantão, o filme apresenta um seleção das melhores táticas de luta élfica com Legolas. Além de belíssima elfa “Super Kate” (só os fortes entenderão essa referência).


Por fim, como fã declarado e apaixonado pela obra de Tolkien, não posso dizer que gostei do que eu vi. Contudo, como um fã de cinema, sou obrigado a admitir que Peter Jackson recriou The Hobbit com a intenção clara de transformar a obra em outra coisa. Na verdade, acho que é a melhor definição que eu poderia dar se alguém, por ventura, me questionasse sobre quais as diferenças entre “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”. The Lord of the Rings foi um filme feito por um fã, para fãs! Já “The Hobbit” foi um filme feito oportunamente, para trazer novos fãs (além de alguns milhões a mais para o bolso de Peter Jackson). Eu espero sinceramente que o terceiro filme seja muito bom. Não apenas para os fãs antigos, como para os novos fãs. Todavia já estou preparado para algo ainda mais chocante. Quem viver verá e eu com certeza vou viver (desde que o tal asteróide maldito que passará perto da Terra em março, apenas passe perto!). Vou ficando por aqui. Muito obrigado quem leu e espere por mais. Deixarei links da Saraiva para quem quiser comprar os livros do Tolkien ou os DVDs/BLUERAY dos filmes. Me sigam no Twitter e Facebook para sempre saberem quando saem novos posts. Abraços.



Nenhum comentário:

Postar um comentário