terça-feira, 12 de novembro de 2013

The Punisher.


Até onde uma vingança pode ir??

Para Frank Castle, aparentemente, a vingança não tem fim! Sim, este post é dedicado a este grande personagem da MARVEL, o incomparável e impiedoso Frank Castle, também conhecido como The Punisher e aqui no Brasil, como O Justiceiro. Eu gosto de personagens que são humanos e não tem super poderes e mesmo assim, fazem o que tem que ser feito. Custe o que custar. É fácil ser um herói, quando se pode dobrar aço com as mãos ou correr a sei lá quantos quilômetros por hora, ou soltar rajadas energéticas pelos olhos ou ainda ter recebido poderes graças a bichos radioativos. Vejam bem, quem tem poderes (em teoria), precisa ter uma grande força de vontade para não se corromper. Agora, convenhamos que é bem mais fácil sair na porrada com marginais de rua, quando se tem alguma vantagem não natural (poderes seja lá de que tipo). Sair combatendo criminosos de rua, armados e sem nenhuma moral, só com experiência e armas de fogo tradicionais (sem armaduras e acessórios mega tecnológicos, como Tony Stark), é no mínimo assustador, afinal um tiro bem dado e era uma vez Justiceiro. Frank Castle definitivamente não é qualquer um!
Sua história é triste, como a de quase todo herói dramático que se conhece. Sempre envolve mortes, culpa e traições. No caso de nosso amigo Frank, sua família foi toda morta por mafiosos, então ele literalmente declarou guerra a todos os tipos de criminosos e quando eu falo de guerra, é no sentido mais real possível. Por ser veterano militar, Frank está acostumado a todo tipo de tática, desde táticas de guerrilha, até avançadas estratégias militares. É preciso deixar claro que Castle não é um cara condescendente. Na sua visão, “bandido bom é bandido morto” e este lema (que tem certo apelo popular aqui no Brasil), é seu mantra. Frank Castle mata criminosos. Seus métodos também não são dos mais humanistas, afinal faz parte do seu show: tortura, seqüestro, tocaias, etc. Ele leva seu trabalho muito a sério e graças a tanta paixão, já arrumou briga com vários heróis mais “certinhos”, como o Demolidor, Homem-Aranha, Wolverine (se é que dá para chamar o Wolvie de certinho...), Capitão America, entre outros.
Sobre as histórias do Justiceiro, nem todas são boas. Eu até entendo que mexer com um personagem desses não é fácil. Frank Castle é um assassino, não poderia estar classificado como herói, mas quem nunca sentiu vontade de fazer justiça com as próprias mãos? Apesar de não ser um herói tradicional, que tira gatinho do telhado e tal, como não simpatizar com um cara que está privando o mundo de criminosos? Esse é o real motivo do personagem ser tão popular e ao mesmo tempo ser tão difícil escrever para ele. Escrever histórias policiais, explorar o lado humano, introduzir coadjuvantes relevantes é uma obrigação em histórias do Justiceiro. Garth Ennis não foi bem por esse lado. Porém nem todos os roteiristas são geniais como ele, de modo que algumas fases do Justiceiro são bem chatinhas. Por outro lado, o Justiceiro do selo Marvel MAX, é outra coisa. Ali tudo é bem mais realista e até a forma que om personagem é desenhado, faz menção a um homem mais maduro e beeeeeeeeem vivido. Não é um cara de 30 e poucos anos cheio de músculos e sim um real veterano da guerra.
Não posso deixar de falar sobre a pior história que eu já tive o desprazer de ler nos últimos anos. Infelizmente é sobre o justiceiro. Não sei por qual motivo, razão ou circunstância, decidiram criar uma história onde Frank Castle era n verdade um agente do “divino”. Enfim, o cara tinha poderes de anjo, ou poderes angelicais, whatever... só sei que o cara tinha poderes e entre esses poderes, estava o fato de tirar qualquer tipo de arma do sobretudo. Me desculpem a sinceridade, mas se tivessem pegado o personagem, transformado em vampiro purpurinado, não poderia ter ficado pior. Acho que o editor da Marvel que autorizou essa história, queria ser demitido. E depois desse “causo” sobre The Punisher, vou finalizando o post. Prometo que em breve trago algumas histórias clássicas do personagem. Muito obrigado pela atenção. Quem leu até aqui, por favor me siga no Twitter e na Fã Page do Facebook. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário