quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Incal... Moebius é um gênio!


Viajar é muito bom! Viajar para o Jodoverso é melhor ainda!!


E mais uma vez trago para o blog um quadrinho de ficção científica. Dessa vez a obra escolhida foi de um cara que é considerado um dos melhores desenhistas de todos os tempos. Moebius é um gênio. Eu conheci Moebius quando li uma Graphic Novel (de número 11), que foi lançada pela editora abril. Era um quadrinho sobre o Surfista Prateado e o todo poderoso Galactus. Fiquei impressionado com a arte e pelo amor de tudo, quem não ama o trabalho de Stan Lee? Era uma história ótima, que ele (Lee) definiu como “bem diferente do que estava acostumado a fazer”. Com grandes momentos de reflexões, marca registrada do personagem Surfista Prateado, e ação na medida certa, esta história é uma das mais clássicas e está no meu “Hall Of Fame”. Não vou falar muito sobre esta obra em específico pelo simples motivo de estar nos meus planos trazer para o blog, em um futuro não tão distante. De qualquer modo, ali naquela revista nascia uma grande admiração pelo trabalho do grande Moebius.


Para quem não sabe, Jodorowsky é um cara muito bom também. Em um certo momento da vida, este sujeito teve a brilhante idéia de adaptar o livro Dune (Frank Herbert) para o cinema. Para tal projeto, convidou o criador da revista Heavy Metal Jean Giraud (moebius). Acontece que o tal projeto não vingou (pelo menos não com ele, pois todo mundo sabe que o Filme Dune foi feito). Anyway... nascia ali uma grande amizade. E graças a essa amizade, surgiu um dos maiores clássicos de ficção científica dos quadrinhos de todos os tempos: Incal. Idéias e conceitos de Jodorowsky, além da arte fabulosa e surrealista de Moebius. Depois de ler Incal, meio que fiquei pensando como teria sido a versão dele para um filme de Dune... Enfim, vale ressaltar que este quadrinho não é para crianças. A temática e a narrativa é bem simples, o suficiente para qualquer pessoa que não seja um PhD em literatura entender. Só que violência e algumas cenas mais “picantes”, deixa claro que os adultos são o público alvo.

Agora vamos a história, como sempre sem spoilers. Nosso protagonista se chama John Difool e não é nada de especial. É um detetive particular, muito azarado e com um talento incrível par se meter onde não deve. Quando estava meio que “evadindo” de uma de suas inúmeras presepadas, encontra-se com uma misteriosa criatura, que estava para morrer. Antes, entrega ao pobre John um artefato que viria a ser a maior dor de cabeça que ele jamais poderia imaginar. Como podem ver, a história não é tão difícil de entender. O que deixa tudo muito interessante, é o fato de tudo mudar muito rápido. Reviravoltas na trama são tão comuns ao ponto de se tornarem imprevisíveis. Isso deixa tudo muito dinâmico e o leitor literalmente fica preso a trama de uma forma quase que inexplicável. A arte de Moebius é um grande fator determinante, diga-se de passagem. Existem momentos que, a arte é tão magnífica, tão cheia de detalhes, que você simplesmente para a leitura e admira por um tempo. Poucos são os desenhistas que conseguem causar esse tipo de efeito.


Conseguir esses quadrinhos, à muito tempo atrás era relativamente difícil. Hoje, porém, podemos achar-los todos pela Saraiva e, sem um pingo de arrependimento posso dizer, é uma compra espetacular. Este obra entra no tópico “leitura obrigatória”, para qualquer um que goste de quadrinhos e para qualquer um que goste de ficção científica. E para aqueles que ficaram impressionados com a arte de Moebius, comprem sem medo tudo que acharem dele. Sou um grande fã de quadrinhos e todo mundo que me acompanha já sabe. Uma das coisas que mais prezo, é uma boa história. Ainda mais quando se passa de uma forma bem original. Não significa que eu não aprecie os clássicos heróis, como Batman/Spiderman/Superman/X-Men. Só que é muito bom, de vez em quando sair dessa “zona de conforto”. Conhecer coisas novas e totalmente originais é muito bom. Além disso, quando lemos quadrinhos, piramos com a descoberta de referências a livros e/ou de outros quadrinhos. Incal realmente me impressionou muito e definitivamente é uma obra que vou ler inúmeras vezes, exatamente como Watchmen, V for Vendetta, Cavaleiro das Trevas, entre outras.


E depois disso, vou ficando por aqui. Encerro esse post com o singelo aviso para os que se interessaram por esta obra. Estou deixando os links aí no fim, para obras de Moebius e para esta em específico, no grande Senhor Saraiva, que está se superando com seu acervo de quadrinhos e livros (isso eu sei!). Muito obrigado pela atenção, quem gostou e leu até aqui, por favor clique nos ícones do Facebook e Twitter. Abraços!





Nenhum comentário:

Postar um comentário