quarta-feira, 16 de outubro de 2013

X...um bom mangá que não tem fim!



Everything that has a beginning has an end!
Nem tudo amigos, nem tudo! Infelizmente, aprendemos que às vezes ficamos em saber o fim de muitas coisas. Sou de uma geração que pirou com o desenho clássico Caverna do Dragão. Isso muito antes de eu ter contato com o RPG que deu origem ao desenho animado. Um pouco mais velho conheci D&D, que na minha época se chamava AD&D e posteriormente o sistema de RPG da minha vida, que foi GURPS. Pois bem, nunca vimos e provavelmente nunca veremos o fim do desenho animado Caverna do Dragão. Claro que já sabemos o final, ou melhor, todo mundo na internet sabe. Foi amplamente divulgado qual seria o final da série e inclusive é fácil achar um quadrinho sobre o assunto. Mas não é a droga do desenho. Histórias sem um final ou faltando final, não é uma coisa tão incomum no mundo dos quadrinhos. E aqui em X, estamos vendo a história se repetir. Já fiz um post sobre Eden, um outro mangá maravilhoso que não tem um fim. Para as pessoas que são fãs de uma determinada série, ou pelo menos estão dispostos a acompanhar, é muito revoltante quando do nada descobrimos que tal história não será terminada. Pelo menos não tão cedo. Agora analisando a coisa de modo mais frio e calculista, meio que entendo (apesar de não aceitar) o que aconteceu. Problemas contratuais, ou qualquer coisa do tipo “business” são um saco mesmo. 
Acredito que nessas situações, muito melhor você cancelar, do que contratar outras pessoas para terminar o serviço. Ninguém garante que, quando você contrata um profissional para terminar uma obra, ele vai usar as mesmas idéias do autor original. Um bom exemplo disso foi o que aconteceu com LOST. Um monte de perguntas ficaram sem respostas no final de LOST, e eu fiquei pau da vida com isso. Nem quero me estender nisso senão vou ficar ainda mais revoltado. A verdade é que essas coisas são comuns (mais do que eu gostaria que fossem). Lembro que AKIRA, a obra definitiva dos mangás, passou por uma situação semelhante e foi necessário entrar na justiça, na verdade foi um cara que entrou, exigindo que a Ed. Globo terminasse de publicar a obra. E eles foram obrigados a publicar. Claro que foi uma situação diferente e AKIRA by Katsuhiro Otomo tinha fim. Tanto em Eden, como em X a história é outra. Porém insisto em dizer que vale a pena ler, pelo menos até onde a série foi. A arte é fantástica, o enredo é bom, enfim que puder leia.
Um pouco sobre a história, sem spoilers claro. O que vemos em X, é mais uma história sobre o Fim do Mundo, só que contada bem ao estilo japonês, com poderes mágicos ou paranormais, geralmente com grandes reviravoltas pelo meio da trama. O personagem central da história é Kamui, um adolescente com uma grande responsabilidade: em suas mãos repousa o destino do mundo. Claro que Kamui não é o badass que sua responsabilidade exigiria por princípio; ele é um cara calmo educado e aprendendo a viver (por assim dizer), tem uma paixonite por uma antiga amiga de infância (coisa tipicamente japonesa). Só que, como Kamui não é um adulto, está sujeito a ação de terceiros que querem “moldar” sua mente. Uma típica situação limite: o destino do mundo nas mãos de um adolescente. Nos mangás, não é a primeira vez que isso acontece. Qual o diferencial então? Primeiro a descrição; é impressionante a forma que as cidades japonesas são descritas/ilustradas, então isso sem dúvida é um diferencial. Segundo o enredo; a história de um adolescente salvando o mundo não é a coisa mais original no mundo, mas a maneira que o personagem é mostrado e o desenvolvimento do mesmo é muito bom.
Para todos os fãs do gênero “quadrinhos japoneses”, é quase uma obrigação ler X, que foi uma baita série, apesar de não ter fim! Segundo algumas fontes, parece que a CLAMP irá terminar a série, agora para 2014. Muitos fãs da série na Terra do Sol Nascente já se manifestaram nas redes sociais, então finalmente vamos saber qual o real destino de Kamui. Conseguir esse mangá em mídia física não vai ser fácil. Desde que a série foi cancelada, é quase uma raridade entre os sebos da vida. Já em mídia digital é bem mais fácil. Então, se você não quer comprar um monte de revistas que, provavelmente, vai demorar para ter um final, procure e baixe em formatos CBR/CBZ e leia no PC. Se gosta de mangá, não deixe de ler que é bem bacana. Vou ficando por aqui. Agradeço a atenção. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário