quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Super Metroid...ou simplesmente: I Love Samus!



O que faz um jogo ser um clássico??
Novamente, atendendo a pedidos, volto a falar dos bons e velhos clássicos do SNES, que para muitos nerds é considerado o melhor console de todos os tempos. E dessa vez, o jogo escolhido foi um que eu joguei muito, praticamente até a exaustão. Não é apenas um jogo difícil, é também um jogo de raciocínio, quase como um puzzle de ação. Estou falando de Super Metriod, que na longínqua década de 90 (mais precisamente em 1994) era considerado o sonho de consumo de todos que tinham um SNES. Claro que não era para qualquer um ter esse cartucho; afinal, naquele época os videogames eram muito caros (não que hoje eles sejam muito mais baratos...), e eu era como a maioria dos meus amigos, dependente dos pais. Convencer um pai a gastar dinheiro com videogame, a 20 e poucos anos atrás, era bem difícil. Então para poder jogar, no alugávamos os cartuchos e passávamos boa parte do tempo tentando zerar (terminar) o jogo, antes que o prazo do aluguel do cartucho terminasse. E tem mais, SNES não tinha cartão de memória. Portanto se você não conseguisse terminar o jogo, o seu save, que ficava no cartucho quando era devolvido para a loja, pode ter certeza que seria apagado, entendeu? Mesmo que posteriormente você alugasse o cartucho de novo, teria que começar tudo de novo.
Para piorar a situação, era uma época que não tínhamos as facilidades da internet. Hoje em dia não é a coisa mais difícil terminar um jogo; quem tem preguiça de ficar tentando a sorte, procura na web por um detonado e a mágica está feita. Antigamente não era assim, não! Para terminar um jogo, às vezes montávamos uma força tarefa, com 3 amigos ou mais se revezando no joystick e um único objetivo, vencer o jogo. Lembro que com esse jogo, eu e mais outros 2 amigos (Sapo e Zé Roberto), virávamos noite com a droga daqueles puzzles e labirintos. Mas terminamos e acreditem, até hoje a memória desse jogo está gravada na minha memória. Quando decidi escrever esse post, fui jogar novamente, para criar um ambiente na minha cabeça. O jogo fluiu de tal forma, que por um momento quase tive a impressão que o jogo não era tão difícil assim. Na verdade o que estava acontecendo é que, eu joguei aquelas fases de Super Metroid tantas vezes, que elas simplesmente ficaram gravadas em brasa no cérebro. Portanto, não é que o jogo seja fácil; ele ficou fácil para mim depois de todas as horas e tentativas intermináveis de zerar o dito cujo. Aparentemente eu não esqueci.
Sobre a história por trás do jogo, aí a parada muda de figura. Acontece que, naquela época nós só nos importávamos com a história, quando era um RPG, visto que a história fluía por nossa causa. Nós íamos conhecendo a história do jogo a partir do momento que o jogo ia fluindo. Alguns jogos, como Super Metroid, não trazia um enredo sendo contado no decorrer do jogo. Para se saber melhor da história, era preciso ter a caixa e o jogo original, com os manuais e um explicação do que estava acontecendo. Só fui saber mesmo da história por trás desse jogo, muito tempo depois pela internet, ou melhor, por aquele arremedo de internet que existia lá pela década de 90. Quem viveu aquele tempo terrível das conexões discadas, o nosso telefone ficava ocupado, era tudo muito lento, etc. Todavia haviam vantagens. Podíamos procurar certas coisas (informações, por exemplo...) que de outra forma não seria tão fácil conseguir. E assim finalmente conheci a história por trás do jogo.
Vamos à história: Nossa personagem principal chama-se Samus e como eu já disse no início do post, eu sou apaixonado por ela (eu e todo mundo da minha época...). É uma história bem futurista, onde a humanidade finalmente conquistou o espaço e partiu para colonização de outros planetas. Claro que era inevitável encontrar raças que não fossem muito amigáveis e foi exatamente o que aconteceu. E esse encontro veio por trazer muitos problemas para a Federação Galáctica. Os chamados “Piratas Espaciais” eram um grande problema, então uma equipe foi montada para resolver esse problema de forma definitiva e diretamente no planeta dos bichos. Algo deu errado (como sempre...). Para piorar, esses seres roubaram o último ovo chocado de uma larva Metroid. Samus tem que trazer o “filhote” de Metroid (filhote é ótimo, mas eu prefiro filhote à larva recém chocada...) de volta. Como isso acaba? Jogue e descubra, eu me matei tanto nesse jogo no passado, que me dói contar o final de forma tão fácil. É isso amigos, vou ficando por aqui. Obrigado pela atenção. Curtam o vídeo de gameplay abaixo. Abraços. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário