terça-feira, 22 de outubro de 2013

Ronin by Frank Miller... grande homenagem aos mangás!


Quem vive pela espada, morre pela espada!!

Muito bem amigos, novamente atendendo à pedidos, estou aqui com uma minissérie do mestre Frank Miller, que para quem não conhece, é um dos melhores roteiristas e desenhistas que temos nos quadrinhos na atualidade e esta obra específica, é considerada por muitos como “A Obra”. Tenho que dizer que é uma obra singular, sobretudo pela temática, que mescla magia, alta tecnologia, futuro, passado, honra, tudo que qualquer grande história poderia precisar; só que tudo junto. A primeira impressão que temos ao ler a sinopse, é que tanta mistura não vai funcionar. Só que quando se trata de Frank Miller, tudo é possível. Logo nas primeiras páginas, a arte impressiona. Sou um grande fã do gênero mangá, alias sou muito fã de cultura japonesa em geral, então não foi surpresa encontrar referências de grandes obras dos quadrinhos japoneses em Ronin. Poucas obras conseguem trazer o leitor para dentro de vários mundos, totalmente diferentes entra si e ao mesmo tempo conectados. O que mais poderíamos esperar de um cara que escreveu: Batman:Cavaleiro das Trevas, Sin City, 300, Elektra Assassin, etc.

Sobre a história, posso dizer que é mágica. No caso em questão, literalmente! Em Ronin, a história é futurista, só que é totalmente focada no passado também, para ser mais específico, no Japão Feudal. Um Ronin, que é um samurai sem mestre (versão bem simplista do que é um Ronin, mas é a definição que Miller usa...), precisa se vingar do assassino de seu mestre. Que não é um assassino comum e sim um demônio. Como se isso já não fosse ruim o suficiente, não é tão simples matar o tinhoso em questão; nosso protagonista tem uma espada mágica que fica cada vez mais poderosa, para cada homem mau que ela mata (e ela mata muitos homens maus...), só que a única coisa que poderia deixar a espada forte o bastante para matar o bicho, é o sangue de uma pessoa boa. Infelizmente o plano do nosso amigo Ronin não deu muito certo (não vou dar spoilers do que aconteceu); basta saber que os dois ficaram presos espaço/tempo/whatever e aí começa a história para valer. Não vou dar muitas dicas do que acontece depois, basta saber que envolverá: reviravoltas e final surpreendente!

O mais bacana dessa história, é que Miller realmente conseguiu fazer uma grande homenagem aos quadrinhos japoneses e com uma única obra, conseguiu colocar as temáticas prediletas dos mangás; temos magia, Japão Feudal, poderes paranormais e sci-fi. Não tem como não achar pequenas referências da obra de Katsuhiro Otomo (AKIRA), além do clássico Lobo Solitário de Kazuo Koike. Sou muito fã de ambos (com uma preferência descarada pela obra prima de Katsuhiro Otomo), mas o que Frank Miller nos mostra, consegue ser original e intenso, afinal é quase uma especialidade de Miller os personagem humanizados e que atingem as pessoas de uma forma mais psicológica. O Demolidor de Miller é tão bom, que todos os outros escritores que vieram depois assumiram a postura criada por Miller, assim como o Batman de Miller é o mais humano e carrega a empatia de um combatente do crime que pode morrer a qualquer momento, entretanto morrerá fazendo o que tem que fazer. É muito bacana esse estilo de escrever sendo explorado em uma obra que presta uma homenagem tão significante aos quadrinhos japoneses.

Bem amigos vou ficando por aqui. Infelizmente, não será tão fácil conseguir comprar essa obra em mídia física, o que já está virando um costume escrever isso sempre por aqui; eu na maioria das vezes estou escrevendo sobre clássicos e clássicos são raros e antigos. Graças aos Deuses dos quadrinhos (Crom, Mitra, Odin, Zeus, etc), a internet nos proporciona ótimos sites para baixar scans e ler obras que, de outra forma,não seriam tão fáceis de ter acesso. Vou deixar o link de algumas aqui. Contudo, tenho que dizer: Se vocês tiverem a oportunidade de conseguir em mídia física, comprem! É o tipo de obra que é o orgulho de qualquer bom colecionador de quadrinhos. Obrigado pela atenção e recadinhos da paróquia: o post de Antes de Watchmen: Comediante sai ainda essa semana. Bem como Laços uma obra incrível  da MSP, que para quem não lembra, faz parte da série que começou com Astronauta Magnetar. That's all folks. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário