quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Rom, O Cavaleiro Espacial ou do Espaço... ou Jedi sem Sabre de Luz...ou Whatever!



De que é feito um herói???
Nessa cena, quase posso ouvir Rom gritando: Death.....Death. hehehehehe apesar do quadrinho ser anterior ao filme! (Nerds entenderão a referência)
Alguns dirão que, a principal característica de um herói é o sacrifício, ou melhor, a escolha do sacrifício. Por esse simples conceito, podemos dizer que nem todos os heróis são propensos ao sacrifício, entretanto aqueles que por alguma razão, colocam-se nessa situação limite, podem ser considerados mais do que heróis, eu os chamaria de lendas. No caso dos quadrinhos, nem sempre grandes heróis são reconhecidos como grandes lendas. Acredito que alguns dos meus leitores são antigos consumidores de quadrinhos e como tais, já devem ter presenciado o fenômeno de conhecer personagens que, seja lá por qual motivo, sumiram das histórias ou simplesmente desapareceram sem deixar vestígios. E eram personagens bons ou pelo menos, tinham potencial para tanto. Lembro de alguns e hoje decidi escrever sobre um deles, que durante minha infância, foi o personagem preferido do meu irmão Chuck. Rom, O Cavaleiro do Espaço não é um personagem piegas, nem tão pouco simplório. A proposta desse personagem era muito boa e confesso que ao reler o que foi publicado sobre ele, além do tradicional sentimento de nostalgia, fiquei com gosto de quero mais.
Para começar, este personagem foi feito por Bill Mantlo e Al Milgrom, que para quem não lembra, foram muito populares na década de 80, com muitas histórias boas. Reza a lenda que Rom era um personagem de Comandos em Ação, um popular brinquedo de guerra dos anos 80, com ramificações para os quadrinhos e até desenhos animados. Essa idéia não é muito convincente para mim, ainda mais quando estamos falando de um ser do espaço. Enfim, para efeito de conversa, o tal boneco existiu mesmo e seu nome era uma referência a linguagem de computador COBOL, que posteriormente teria sua nomenclatura alterada para ROM. Deixando as informações extra nerds de lado, o personagem apareceu pela primeira vez em 1979 e aqui no Brasil, na revista do HULK e não fez tanto sucesso como era de se esperar. Entre as pessoas que viveram para ler, e quando eu digo isso estou falando de viver “naquela época”, alguns gostaram outros não! Eu estou no time dos que gostaram, apesar de meio que entender que a história em si, era muito diferente do que víamos na época. É dessa forma que grandes clássicos surgem. 
Sobre a história de Rom, podemos dizer o seguinte: ele nasceu em um planeta chamado Gálador e tem o equivalente a 200 anos terrestres. Seu planeta possuía uma civilização boa e muito próspera. Eram pacíficos e elementos como guerra, pobreza ou doenças, não faziam parte do cotidiano dos Galadorianos a uma infinidade de tempo. Como toda civilização boa e utópica, eles conquistaram o espaço e com uma frota de naves espaciais, decidiram partir pelo Cosmo, levando sua cultura e modo de vida (...eu conheço essa história de algum lugar...). Tudo ia muito bem e os Galadorianos eram bem recebidos em todos os mundos que conheciam. Até que, quando entraram em contato com a Nebulosa Negra, conheceram os Espectros, que não eram amigáveis. Os Espectros, uma raça de seres transmorfos que se valiam de alta tecnologia e magia, tinham o intuito de conquistar o Universo (o que mais poderiam quer, né?). Como eu disse anteriormente, Gálador era uma raça pacífica. Não estava preparada para uma guerra. Portanto, a frota Galadoriana acabou por ser massacrada pela força dos espectros. Antes de morrer, o comandante geral da frota Galadoriana, conseguiu avisar Gálador sobre a ameaça dos Espectros e valendo-se dessa informação, Gálador pode se proteger e criar armas para combater seus inimigos.

Decididos a livrar a galáxia destes seres malignos, o conselho de Gálador autorizou a produção de armas definitivas contra os Espectros. Entre essas armas, o destaque vai para o Projetor do Limbo, que não é letal, no entanto bane o indivíduo para o Limbo. É como se fosse a arma do Superman para banir qualquer um para a Zona Fantasma, só que em versão pocket. Além dessa arma, foram criados os Jedis, quero dizer, Cavaleiros Espaciais que abriam mão de sua humanidade para se tornarem agentes da paz no Cosmo e erradicar a ameaça dos Espectros. O sacrifício de se tornar um cavaleiro não era fácil, pois aquele que tomasse essa decisão, iria abrir mão de sua humanidade, para se tornar um ser mais máquina que homem. O conselho, por questões de ética própria, era incapaz de pedir a qualquer cidadão realizasse esse ato de sacrifício heróico supremo. Rom foi o primeiro a se voluntariar. Graças a esse ato de extrema coragem e heroísmo, milhares o seguiram e assim, os Cavaleiros Espaciais se dirigiram a Nebulosa Negra e destruíram as naves dos Espectros.
Praticamente derrotados, os poucos remanescentes se espelharam pelo espaço, obrigando os Cavaleiros Espaciais a caça-los e bani-los para o Limbo. Nessa busca, que veio a se tornar centenária, Rom (o maior de todos os Cavaleiros Espaciais), detectou uma grande colônia de espectros na Terra (onde mais...), e então partiu para o ataque. Claro que não ia ser tão fácil. Como eu disse, os Espectros eram transmorfos e aqui na Terra, assumiam forma humana. Quando Rom bania um Espectro para o Limbo, aos olhos das pessoas “normais”, o que acontecia era um assassinato, afinal cada Espectro banido deixava um “rastro” de cinzas. Para qualquer pessoa que não soubesse o que estava acontecendo, tinha a impressão de que o alienígena estava desintegrando um ser humano. Isso fez com que seus atos fossem entendidos de forma errônea, naturalmente colocando Rom em situação de enfrentamento com autoridades e até mesmo heróis da Terra. E assim segue a história do nobre Cavaleiro Espacial e sua tentativa de salvar uma humanidade que não sabe que está precisando ser salva. O final é muito bom, não é tão clichê como eu imaginava que seria. Vale muito a pena ler esta obra!

Agora, vamos a mais uma sessão de curiosidades nerds. Quem é mais das antigas, vai lembrar de uma época que nossa querida Tempestade (Ororo Monroe), a africana mais linda dos quadrinhos e dos X-Men, teve uma fase onde não tinha poderes. Pois bem, aconteceu dessa forma: Forge, o mutante inventor, criou uma versão do neutralizador de Rom, que para quem não sabe, era capaz de anular (de forma temporária, só que até aquele momento ninguém sabia...) poderes mutantes. Entre outras coisas, o neutralizador também anulava radiação e efeitos que ela causava, erradicava doenças e anulava magias. Essa versão que Forge construiu, veio a ser roubada por uma cara do governo (que eu odiava, diga-se de passagem...) chamado Peter Gyrich, que na intenção de anular os poderes da Vampira (velha conhecida de qualquer fã dos X-Men), acabou por atingir Ororo acidentalmente. Froge sentiu-se culpado e nessa época acabou tendo um relacionamento amoroso com Ororo, que acabou por não dar certo.
Bem, para quem eu recomendo a leitura de Rom? Não é bem o tipo de revista ou com o tipo de narrativa que as pessoas estão acostumadas hoje. É uma obra de "outro tempo" e como tal deve ser encarada. Para os que são fãs de quadrinhos mais antigos ou que gostam de mergulhar na história por trás de tudo que já foi produzido pela Marvel, é uma leitura obrigatória. Prepare-se apenas para encontrar uma arte e uma narrativa um pouco estranha para os padrões dos quadrinhos de hoje; contudo aos que conseguirem superar esse fato (que não é nenhum fim do mundo, For God Sake), vão encontrar uma obra boa, com muitas referências e divertida até hoje. Não falei aqui das referências, por considerar que seria spoilers; tendo em vista que a parte mais interessante é identificar cada referência. Leia e descubra. Vou ficando por aqui. Aviso que não é muito fácil encontrar as revistas (mídia física) onde as histórias de Rom eram hospedadas. Por se tratar de quadrinhos muito antigos e pelo fato dessas histórias estarem divididas em vários outras revistas, como por exemplo: Incrivel Hulk, Superaventuras Marve, etc. Para facilitar a vida de quem não viveu a época, vou deixar um link de onde se pode baixar arquivos para ler no PC. Obrigado pela atenção. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário