segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Rock & Roll Racing... o melhor jogo de corrida de todos os tempos!


Quem não gosta de Rock?? Let The Carnage Begin!!!
Existem muitos que não gostam desse gênero musical, assim como alguns de nós não temos neurônios danificados o suficiente para gostar de coisas como Calipso e/ou Sertanejo. Falar sobre música é sempre complicado, ainda mais quando estamos no Brasil, a terra de todos os ritmos. Aqui, dependendo do Estado que você se encontra, é bem comum existirem uma infinidade de estilos musicais, alguns de ordem cultural e outros que sabe- se como apareceu. Mas uma coisa é certa, o brasileiro gosta de som e gosta de música, ainda que o gosto musical de muitos seja um tanto quanto duvidoso. Então não é nenhum mistério o fato de nós, brasileiros gamers, termos uma atenção especial pela trilha sonora dos jogos. Como vivemos em um país muito musical, é praticamente impossível não notarmos quando u trilha de um jogo não é boa. Na verdade, existem pesquisas que mostram que o brasileiro adora trilhas sonoras, seja de filmes, novelas, seriados e games (sim, por incrível que pareça!). Neste ponto, chego à questão máster: quem nunca fez alguma coisa com trilha sonora escolhida a dedo? Tem pessoas que estudam com música, outros preferem trabalhar com música e existem aqueles que jogam com música. Agora imagina quando o jogo tem trilha tão boa, que você simplesmente se pega cantando a mesma, ainda quando não está jogando! 
Em Rock & Roll Racing, você tem uma trilha sonora que não é original, por outro lado é um lista de composições de verdadeiros clássicos do Rock e quando eu digo clássicos, estou falando de pérolas de bandas como Deep Purple e Black Sabbath. Imaginem a felicidade de quem conhece as músicas ao jogar o jogo. Agora pense que, este jogo é antigo, foi idealizado para a geração 16 bits. Ouvir Paranoid, clássico do Black Sabbath, no meu videogame é simplesmente impagável. Nem preciso dizer que o jogo foi um sucesso absoluto. Lançado em 1993 (nos bons e velhos tempos da “Guerra entre consoles”), esse jogo foi produzida por uma lenda chamada Blizzard Entertainmant e publicada pela Interplay. Essa parceria já era velha conhecida, afinal outro clássico desse tempo também era fruto dessas duas empresas. Estou falando de The Lost Vikings, um jogo muito original, com trilha sonora animal e que é uma lenda entre os gamers até hoje. Em Rock & Roll Racing não podia ser diferente; apesar de, este jogo ser de outro gênero. TheLost Vikings era um puzzle, ao passo que Rock & Roll Racing é de corrida. 
Sobre a jogabilidade do jogo, é muito boa e os comandos eram muito bons. Não era apenas correr e vencer. Você podia trocar de carro, customizar o carro, adicionar elementos que melhoravam a performance ou que deixavam o carro mais resistente. E não podemos esquecer do sistema de batalhas, pois os outros carros não estavam apenas tentando vencer, a intenção dos carros era te explodir. Lasers, mísseis, óleo no chão, tachinhas, tudo era permitido e graças a isso o jogo se tornava mais divertido e mais emocionante. As frases marcantes jogo era demais também. Até hoje quando escuto Highway Star, do Deep Purple, confesso que minha mente automaticamente associa a música as frases: Is About To Blow; The Stage Is Set, The Green Flag Drops; Scores In First Place, Is Knockout. Como eu disse, são os bons e velhos tempos.  
Esse jogo saiu para várias plataformas, e na plataforma Mega Drive tinha uma música a mais. Era uma música chamada Radar Love, by Golden Earring. Naquele tempo, quando eu e alguns amigos descobrimos isso, fomos atrás de alguém que tivesse um Mega Drive e possuísse o jogo, afinal queríamos conhecer todas as músicas e infelizmente, no nosso grupo só tinha SNES. Não conseguimos, pois todos os colegas que nós tínhamos e que eram portadores de um Mega Drive, infelizmente não tinham esse cartucho específico. Outros tempos. Naquela época não era tão fácil ter acesso aos jogos. Finalmente, conseguimos jogar o jogo e conhecer a tal música, quando fomos apresentados aquelas casas que alugavam videogames por hora. Ali, tivemos contatos com muitos jogos que não tínhamos dinheiro para comprar ou simplesmente não achávamos onde comprar. Eu e meus amigos fomos apresentados a vários clássicos da Era 16 bits (como o maravilhoso Top Gear, F-Zero, Donkey Kong, entre outros...) nesses lugares. 

Esse post foi bem nostálgico e é totalmente datado. Antigamente, acho que havia um maior esmero para com os jogos. Apesar da tecnologia não ser o que temos hoje, vários clássicos foram produzidos e são divertidos de se jogar até hoje. É até engraçado quando eu penso que, naquele tempo eu gastava todo o dinheiro de mesada que eu recebia, nas casas de jogos e que para conseguir 1 jogo, era uma tarefa quase que hercúlea. Quando lembro dos meses que passei, junto com os meus amigos, procurando uma casa de jogos que alugasse ou tivesse um único jogo específico e vejo que hoje, eu tenho uma biblioteca gigante de SNES e Mega Drive no meu PSP, além de ter um monte de jogos do GBA no meu Smartphone (incluindo The Lost Vikings e Rock & Roll Racing), quase tenho pena dessa geração. Tudo para eles parece ser mais fácil, pelo menos no quesito games. Em outros coisas, como vestibular por exemplo, a concorrência não era tão absurdamente grande como hoje. Não se pode ter tudo! Vou ficando por aqui. Agradeço a atenção. Abraços.


PS: Lista de músicas do jogo e alguns videos para matar a saudade!

          *Black Sabbath: Paranoid

          *Henry Mancini: Peter Gunn Theme

          *George Thorogood and the Destroyers: Bad To The Bone

          *Steppenwolf: Born To Be Wild

          *Deep Purple: Highway Star

          *Golden Earring: Radar Love (essa música apenas na versão Mega Drive)
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário