sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Os melhores dos jogos...segundo quem?



Quais os melhores jogos na sua opinião??

Acho que se eu recebesse um dollar para vez que alguém me pergunta isso, eu já estaria rico. Na verdade, é comum querer saber a opinião de outras pessoas, ainda mais quando é sobre um assunto que não se domina bem. Sobre essa questão, acho que seriamais do que natural, categorizar os jogos, afinal nem todos os jogos são iguais. Existem jogos de corrida, FPS, TPS, RTS, RPG, Fighting, plataform, etc. Se a proposta é falar sobre jogos, temos que levar em conta as categorias e subcategorias. Sim amigos, existem ainda as subcategorias: Survival Horror (que pode ser, de ação ou em formato RPG, etc), Action (que pode ser FPS, TPS, etc). E não podemos esquecer das gerações dos jogos. Qual o melhor jogo da Era 16bits, Era 8Bits, Era 32bits, Era whatever...enfim, falar sobre jogos é bem mais fácil quando se é mais novo. Agora quando se tem idade para ter jogado do ATARI ao PS3/XBOX 360, é muito jogo para colocar na equação.

Eu tenho minha lista pessoal, acredito que todo gamer deva ter a sua, mas no meu caso eu divido em categorias simples e sem uma infinidade de subdivisões. Vamos a minha lista:

       1-Games de corrida: Aqui é bem fácil. Sobre games de corrida, os que realmente me marcaram estão na Era 16bits. Estou falando dos 3 grandes clássicos de corrida da saudosa época do Mega Drive/SNES; Top Gear, F-ZERO e Rock and Roll Racing. Desses 3, apenas um é multiplataforma. E é justamente esse o meu escolhido. Nerd que é nerd, têm que gostar de rock e não qualquer rock, rock de qualidade. Em Rock and Roll Racing, nos tínhamos o melhor de dois mundos. Imagina um jogo de corrida onde a trilha sonora fosse Paranoid by Black Sabbath? Esse jogo é tão incrível que até hoje é demais.

     2-Games de luta: aqui nessa categoria, existem um monte de representantes e acho que joguei a maioria deles. Só que existe um em particular que tinha um enorme diferencial, o sangue. Tentem imaginar um jogo onde você vê vísceras sendo arrancadas, cabeças decepadas e o mais incrível, você controla isso. Uma sequência de botões/setas e o jogo te apresenta um Fatality. Esse jogo marcou época e óbvio que é o meu escolhido. Neste caso, vou no último Mortal Kombat ou seja, da geração atual e de preferência a versão do PS3, que possui um personagem bônus: Kratos, de God Of War.

      3-Jogos FPS: para quem ainda não sabe o que significa FPS, é a sigla para First Person Shooter, que é simplesmente um jogo onde você atira em primeira pessoa, como Doom, Quake, Heretic, Duke Nukem, etc. Joguei muito esse gênero no PC, nos bons e velhos tempos. Posteriormente, o gênero foi para os consoles e pude experimentar esse tipo de jogo em um joystick. Como os jogos em questão são de consoles, eu voto em COD (Call of Dutty). Até hoje um dos melhores do gênero, seja lá qual for a geração.

      4-Jogos de Terror: é um gênero bem popular e quase todo mundo já jogou pelo menos um. Só que alguns se destacam mais que outros. Existem 3 que moram no coração de todos os gamers; Resident Evil, Silent Hill, Alone in the Dark. Cada um desses é maravilhoso de uma forma particular. Seja pela história, pela jogabilidade, pelos gráficos, essas franquias são muito populares e existem até hoje. No caso de RE, já está na sexta edição, Silent Hill o último foi o Downpour. Desse que citei, vou escolher Silent Hill 2, que na minha humilde opinião, é o jogo de terror mais terrível do mundo. A história é impressionante, os gráficos são animais, esse é o jogo. Só para constar, Silet Hill 2 é para PS2!

      5-Jogos RPG: aqui eu falo com certa autoridade, pois é o meu gênero predileto e é o gênero que eu mais joguei na vida. Não sei de cabeça quantos RPGs eletrônicos eu já terminei, todavia posso dizer que a minha franquia predileta é Final Fantasy. Só que não é este o meu RPG predileto. Aqui eu sou obrigado a voltar a Era 16bits, pois em se tratando de RPG, nada até hoje, NADA se compara a Chrono Trigger. Tudo nesse jogo é perfeito e não é por nada que é o jogo com a maior quantidade de fãs que existe. Trlha sonora maravilhosa, gráficos impressionantes para época, história envolvente, esse jogo é TUDO. Qualquer pessoa que tem a audácia de se intitular gamer, precisa ter jogado Chrono Trigger.

        6-Jogos em terceira pessoa: aqui também existe uma variedade gigante de opções. Joguei muitos jogos assim a partir do PS1 e claro que não podemos esquecer que, alguns jogos de terror como SH e RE, são em terceira pessoa. Se a vantagem estava com Silent Hill em games de terror, aqui a vantagem é totalmente de Resident Evil. Um jogo muito marcante, com certeza foi RE 2. Não é por nada que é considerado por muitos como o melhor da série (e por mim também). Só que em Resident Evil 4, o jogo ganha toda uma dinâmica que iria influenciar toda uma nova geração de games com o mesmo estilo/proposta. Então a minha escolha por RE 4 não é apenas como fã da série, é como reconhecimento do trabalho que foi feito  e de como as coisas mudaram graças as inovações que vimos nesse game.

      7-Melhor jogo da minha vida: por mais que meu cérebro grite que o jogo deve ser The last of Us ou Shadow of the Colossus, meu coração é e sempre será por Chrono Trigger. Claro que um jogo como Shadow of the Colossus marca qualquer gamer inveterado, pelo final espetacular, pelo gráfico absurdo ou simplesmente pelo esmero com que a história é contada. E The Last of Us é um jogo que pode ser considerado como “o mais perfeito para a geração atual”. Quem não chorou quando esse jogo acabou não tem coração. Entretanto, Chrono Trigger tem o talento de ser um jogo saudosista e que nos leva para outro mundo. Qualquer pessoa que jogou, se emociona quando ouve qualquer uma das trilhas sonoras que ele apresenta. Esse tipo de emoção além do tempo é muito raro e não é para muitos games. Acredito que muitas gerações ainda vão se encantar com Chrono Trigger, e olha que eu duvido que, quando o famoso Dream Team dos games trabalharam nesse jogo, poderiam imaginar o que estava por vir. Chrono Trigger é eterno!

Bem amigos, por hoje é só! Eu agora gostaria de saber a opinião de vocês. Qual ou quais os melhores jogos de todos os tempo? Seja lá qual for seu critério, por geração de console, por data, por gênero, seja lá qual for, divida sua opinião com a galera. Imagina se o seu jogo predileto é um jogo que eu não conheço... eu adoraria poder conhecer. Ou quem sabe eu conheça e não tenha gostado o suficiente... algum leitor poderia se interessar. Partilhar informações é um dever de quem tem poder para tanto! Muito obrigado pela atenção. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário