quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Demolidor: O Homem Sem Medo!




Essa é a versão PANINI.
A Justiça é cega, ou será que é apenas míope??
Essa é a minha versão, da Ed. Abril. E essa é minha capa predileta, das 5 edições!

Mas uma vez me dirijo a vocês, leitores do blog, para falar de um personagem icônico do Universo Marvel: O Demolidor. Já comentei em outro post que este personagem não é o meu predileto e nunca será, pois acho que não são todos os roteiristas que conseguem aproveitar o potencial que ele apresenta. Afinal, não se trata de apenas um cara que recebeu seus poderes por conta de algum acidente radioativo; trata-se de um ser humano que perdeu o sentido mais importante e teve que se adaptar aos outros sentidos amplificados. Quer dizer, imagina controlar um olfato tão apurado quanto o de um cachorro, uma audição apurada o suficiente para que ele ouça uma discussão a quarteirões de distância, um paladar que permite saber quantos grãos de açúcar um biscoito possui, fora o tato que deve ser uma coisa de louco (esse sentido eu simplesmente nem consigo imaginar como deve ser). Imagina “ver” o mundo por esses sentidos... definitivamente, não é para qualquer um escrever sobre um personagem desses. Sorte que Frank Miller não é qualquer um!
Portanto, sabemos o enorme potencial para um super-herói que o Demolidor tem. Só que o mais interessante é saber a história por trás dele, ou seja, sua história humana, sem poderes. Seus relacionamentos, sua personalidade, seus problemas pessoais. Por esse princípio, posso dizer que o Demolidor é um prato cheio, assim como Matt Murdock. O curioso é que esse personagem é uma metáfora ao sistema judiciário Americano, e isso poucas pessoas conseguem explorar como Frank Miller. A Justiça é cega, porém possui outros poderes que a ajudam a identificar o certo e o errado. A Justiça não tem medo, visto que em teoria, todos estão sujeitos a ela. A complicada relação do Demolidor e o Rei do Crime, também é uma metáfora sobre o sistema judiciário, afinal não foi nem uma, nem duas, foram várias as vezes que o Demolidor precisou da ajuda do Rei para solucionar um caso e ele, Wilson Fisk, muitas vezes já disse ao Demolidor a natureza do relacionamento deles. “Acordos” que são feitos visando o “Bem Maior”. Será coincidência com ávida real?
Nesta obra específica, como sempre sem spoilers, nos deparamos com o início do início. Conhecemos o jovem Matt Murdock, inteligente e esforçado, criado pelo pai ex-boxeador decadente que tem como maior sonho o sucesso de seu filho. Temos uma noção, de um modo que a impressa especializada chamou de “cinematográfico”, da infância e parte de sua adolescência. Vamos ver o que aconteceu com Matt depois de seu acidente, as primeiras impressões sobre seus poderes e o encontro com Stick. Claro que, quando falamos de Demolidor, não podemos esquecer de Elektra, o seu grande amor (e pessoalmente, acho que foi o único amor “real” de Matt!). Como e onde eles se conheceram, um pouco do que seria seu relacionamento com ela, além de um pouco sobre a personalidade de Elektra. Vamos ver o que aconteceu, para que Matt decidisse ser advogado, o que aconteceu com seu pai e suas primeiras aventuras por Hell’s Kitchen.
 
Nem preciso dizer que sou muito fã de Frank Miller, e acho sinceramente, que a maioria de suas obras (senão todas) merecem um certo destaque. No que diz respeito ao Demolidor, é um personagem que foi criado para Frank Miller, pois absolutamente toda vez que ele coloca sua mão no personagem, nasce um clássico. Essa obra realmente é muito boa e agrada todos os gêneros e foi relançada pela Panini um tempo atrás, portanto não deve ser tão difícil encontrar pelos ML da vida e claro que vou deixar o link da PANINI, caso alguém queira dar uma pesquisada sobre Demolidor. Compre o que achar. Esta obra é mais do que recomendada por esse humilde editor. Vou terminando o post por aqui, mas antes uma pequena recomendação: quem puder, procure saber um pouco mais sobre a Elektra. Ela é um personagem espetacular e sua história está totalmente ligada a de Matt Murdock. Quem fizer uma pesquisa sobre Elektra antes de ler esta obra, lerá com outros olhos. Obrigado pela atenção. Abraços. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário