terça-feira, 29 de outubro de 2013

Antes de Watchmen: Comediante!

It´s a joke!!
E estas foram as últimas palavras do nosso herói antes de ser assassinado, segundo o filme de Zack Snyder. Claro que, nos quadrinhos, não foi bem assim que aconteceu. Porém estamos falando de Eduard Blake, O Comediante. É provavelmente o herói (se é que dá para classificar-lo assim...) mais impagável de todos os tempos, e provavelmente teria dito algo assim antes do fim. “Quando se percebe que tudo é uma piada, ser O Comediante é a única coisa que faz sentido”. Essa e outras frases dão o tom do personagem mais odiado e cultuado no Universo de Watchmen. Quando li esta obra pela primeira vez, achei que não fosse possível um mundo fictício ser mais real do que estava sendo apresentado ali. Afinal, se o Dr. Manhattan estava representando o humano que, de uma hora para outra se descobre poderoso, o Comediante é o ser humano que simplesmente não tem nada a perder. Viver por viver, morrer por morrer. Segundo alguns artigos que eu li sobre a guerra do Vietnã e sobre pessoas que por lá estiveram (jornalistas e soldados), esse sentimento de “nada mais importa” era bem comum. Com Eduard Blake não poderia ser diferente, ainda que ele nunca tenha sido um exemplo de sanidade para ninguém, mas afinal: Que não é um pouco louco?
Quando Alan Moore escreveu Watchmen, provavelmente não sabia que esta obra iria ser tão cultuada e elogiada até hoje (vivo dizendo isso, não reparem...), e provavelmente também não sabia que seus personagens se tornariam icônicos. Quando se tem personagens tão queridos e carismáticos, como evitar saber um pouco mais sobre eles? Antes de Watchmen está preenchendo algumas dessas lacunas; não todas, entretanto acho que está sendo feito na medida certa. Sabemos o que precisamos saber. Fatos e acontecimentos importantes que, de alguma forma, transformaram os personagens ou pelos menos causaram grandes impactos. E finalmente sai a esperada edição do Comediante, escrita por Brian Azzarello e desenhada por J. G. Jones; e claro que fiquei super empolgado, pois trata-se de um personagem que faz a obra de Moore ser surreal. Não me decepcionei.
A Imprensa especializada não gostou muito. Não entendi o motivo de tantas críticas; Azzarello me apresentou exatamente o que eu esperava ver. Uma história bem policial, com raríssimas aparições de outros personagens da obra de Moore e algo voltado mais para espionagens e intrigas políticas. Claro que, por se tratar de um personagem com relevante importância na trama, muitos (incluindo eu) gostariam de ter lido sobre muitas outras coisas, como: o relacionamento entre ele e Sally Jupiter, como começou sua vida de vigilante, entre outras coisas que não fora mencionadas. Só que por outro lado entendo a decisão de Azzarello por deixar tais coisas de lado e focar na parte mais política, como seus pequenos serviços para o governo americano. O que nos foi apresentado, foi os últimos laços de Eduard Blake sendo cortados. Azzarello mostra como o Comediante deixou de ser um “herói” americano e se tornou um ser humano a parte do mundo dos seres humanos. Curioso que, na história de Azzarello, o personagem vai para tão longe da sua própria consciência, que agora eu consigo entender a cena onde ele conversa com Moloch, aos pés da cama e chora. Quando você sabe parte do que ele já fez, consegue entender seu terror e até repulsa pelo plano de Ozymandias (paro por aqui, senão é dar spoilers). A propósito, Azzarello não esqueceu de Moloch. Ele tem uma pequena e relevante participação.
Preciso dizer que vale a pena comprar? Claro que vale. Como já mencionei: não sei o motivo de tanta reclamação sobre o capítulo de Azzarello e não li nada que me fizesse deixar de gostar do trabalho dele. Contudo, posso dizer que não foi o meu capítulo predileto. Até o momento, meu predileto foi sobre o Dr. Manhattan. Quem é apaixonado pelo quadrinho de Alan Moore, não vai conseguir deixar de comprar tudo que puder sobre Watchmen. Que venha o próximo. Alias, falando em próximo, para todos os que por um motivo ou outro ainda não compraram os primeiros volumes, não deixe de comprar (links no final do post). Essas informações são muito interessantes para quem já leu Watchmen, pois nos faz perceber ou melhor dizendo, entender certas coisas de forma mais clara. O que é gritante para mim, é que todas as pessoas envolvidas com essa série, são grandes fãs da obra original e o respeito com os detalhes é a parte mais bacana. Respeito de fã, que eu conheço e me identifico. Vou ficando por aqui. Obrigado pela atenção e perdão por esse post ter demorado tanto. Abraços. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário