segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Wonder Woman: Hiketeia...Greg Rucka detonando!


Promessa é dívida! Principalmente para os gregos!!
Já disse outras vezes e vou repetir: existem personagens dos quadrinhos, que simplesmente não me descem! Não que sejam personagens ruins, e sim por não me chamarem a atenção com o que eles representam. Exemplo: Superman e Batman. São verdadeiros ícones dos quadrinhos, só que prefiro mil vezes o Batman ao Superman. As histórias e a trajetória do Batman é muito mais interessante para mim, do que a do Homem de Aço. Apesar de muitas histórias do Superman serem verdadeiros clássicos. Então a questão é, existem personagens que eu não gosto, só que, dependendo de quem escrever o enredo da história, o personagem cresce e atinge um público que não é dele, incluindo a mim. Vi isso acontecer no decorrer dos anos que leio quadrinhos e tal fenômeno sempre me surpreende. Esta revista é um desses casos.
Para começo de conversa, adoro mitologia grega. Não apenas por tudo que ela representa como um todo para a cultura mundial, mas também pelo que ela representa para os quadrinhos. Muitas histórias clássicas dos quadrinhos, tiveram influência direta ou indireta da mitologia grega. Em certos casos, de forma direta literalmente. Afinal, o que não faltam são personagens derivados dessas histórias. Hércules e Valquíria, na Marvel. Wonder Woman e Shazam na DC. Só que esses personagens nunca me chamaram a atenção. Claro que, no caso da Wonder Womam, a fase George Pérez foi ótima! Só que o problema é sempre o “Day After”. Quando Pérez saiu, perdi o interesse no personagem novamente. Então Greg Rucka escreve HIKETEIA.
O quadrinho é ótimo e sinceramente, acho que Rucka extraiu o que pode desse personagem. A Mulher Maravilha é ser muito poderoso e com muito senso de responsabilidade. Tem moral e ética inabalável, além de um senso de justiça tão ferrenha quanto o Batman. Só que ela é uma guerreira, uma amazona. Batman foi treinado para ser quem ele é, ao passo que Diana simplesmente nasceu para ser o que é. Quando Greg Rucka coloca esses dois personagens em ação, vemos o quanto ela pode render, em profundidade, quando é conduzida com esmero. Afinal, o Batman é o Batman e raramente erra. Quando ele diz algo, geralmente é suficiente para convencer qualquer pessoa. Agora, e quando a pessoa sabe que é errado e mesmo assim precisa fazer?
 
Sem dar spoilers da história, é mais ou menos isso: Batman está caçando uma determinada fugitiva, que para azar o Homem Morcego recebe a proteção da Mulher Maravilha. Proteção obrigatória, diga-se de passagem. Portanto temos uma baita de um problema. Batman não vai abrir mão de sua presa, pois quer levar-la a justiça de qualquer forma; por outro lado Diana não pode deixar que nada aconteça com quem está sob sua proteção. Resultado: Fight! Não que seja uma luta muito demorada, afinal no mano a mano, sabemos que Batman não tem chance contra Mulher Maravilha. Afinal, ele não estava preparado para enfrentar uma amazona super-poderosa. Se por acaso tivesse se preparado para isso...pobre Diana!
Entretanto, não é sobre isso que se trata essa obra; o combate entre Batman e Wonder Woman. O que vale aqui são as circunstâncias. O que levou o vigilante mais famoso de Gothan às vias de fato, com a mais querida das Amazonas? História com roteiro bom, arte maravilhosa de J. G. Jones; realmente tudo em Hiketeia surpreende. Clássico da DC, com uma personagem que, apesar de não ser a preferida dos nerds dos quadrinhos, quando bem explorada rende ótimos resultados. Vou ficando por aqui. Quem puder comprar, compre sem medo de ser feliz. A capa dessa obra é muito boa e lá diz bem o que esperar da leitura. Muito obrigado pela atenção. Abraços. 

OBS:
Esta obra não está mais a venda, pelas vias normais. Quem quiser acha facilmente pelo mercado livre ou outros lugares do tipo. Caso alguém queira conhecer um pouco mais sobre a Amazona mais linda do mundo, entre nesse link para a comix e seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário