terça-feira, 24 de setembro de 2013

Morte, Sonho e o resto da gang (The Endless) ou Os Perpétuos.



A Morte é só o início!!
Ou é linda e anda com roupas pretas, bem ao estilo dos roqueiros da década de 80. Espero sinceramente que seja a segunda opção. Acho que depois dessa introdução, nem preciso dizer quem é o tema central deste post. Morte é a irmã mais velha de Sonho e apenas mais nova apenas que Destino. Ela é um dos Perpétuos (Endless). Agora, quem são os perpétuos? De certa forma, acredito que é a resposta mais importante do universo, ainda mais se levarmos em conta que eles realmente são a personificação de seus nomes: Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, desespero e Delírio. Sabemos que são tão antigos quanto o próprio conceito que lhes dão nome, e quando digo isso, não estou me referindo apenas ao planeta Terra. Partindo do princípio que outras civilizações existem pelo Universo, temos que levar em conta que, se são conscientes, sapientes para ser mais específico, estão sujeitos os irmãos (Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, desespero e Delírio). Quem são os Perpétuos é uma pergunta muito mais do que científica, eu diria que é metafísica. Freud explica! 
Mas aqui para nós, esses conceitos são densos demais para um simples post, além do fato deste pobre blogueiro não ter diploma de filosofia. Portanto, para efeitos de quadrinhos (que é o motivo do post), basta saber que são criações da brilhante mente de Neil Gaiman, o meu roteirista/escritor predileto (nos quadrinhos). No Universo DC, com certeza são as entidades mais poderosas e são bastante influentes também. Ocasionalmente fazem participações especiais, nem sempre de modo restrito, ou seja, nem sempre no “núcleo” de personagens mágicos/fantasiosos; ou ainda, fora do selo Vertigo. São incrivelmente populares entre os fãs de quadrinhos do mundo, com vários especiais publicados e uma biblioteca de histórias de causar inveja. Claro que alguns são mais queridos que outros. Sonho e sua irmã Morte definitivamente são os mais populares. Morte é a amiga confidente de Sonho e por muitas vezes, personagem importantíssimo nas tramas que já foram escritas para Sandman.
Sobre a irmã mais velha de Sonho, o que posso dizer é que: o personagem simplesmente tem vida própria. Desde a primeira vez que o personagem apareceu, a identificação foi imediata. Como não gostar da abordagem de um assunto tão delicado quanto o fim da vida? Para um roteirista, esse tipo de temática é pano de fundo para muita discussão. Gaiman preferiu transformar o assunto em um ser, uma entidade e fez esta entidade o mais simpática possível. Esta é Morte, a simpatia em pessoa! Infelizmente, não são muitas as histórias próprias, entretanto as que existem são super cultuadas e reza a lenda que Gaiman sempre é cobrado para produzir mais material sobre ela. Eu tenho 3 especiais sobre a morte que foram publicados aqui no Brasil, além de toda a obra de Sandman, inclusive todos os especiais até o momento e adoro o Universo criado por Gaiman. Sou um daqueles que queria ler mais sobre Morte. 
Sobre os Reinos e sobre os deveres dos perpétuos, acho que o nome deles nos dá uma amplitude do que fazem. Em geral, cada um sempre tem muito com o que se ocupar e os mais novos, principalmente Desejo, gostam de “brincar” com os mais velhos, além de usarem e abusarem dos mortais ocasionalmente. Não que nós, como seres humanos, nunca percamos as rédeas da vida graças a desejos ou delírios. Até nisso Gaiman foi genial. O Universo dos Perpétuos é bem rico e não é difícil encontrar histórias sobre eles. Aqui neste espaço, sempre tenho como objetivo, não apenas mostrar a meus leitores o que eu gosto, mas principalmente indicar leituras boas e que de alguma forma anexem informações, ainda que de forma fantasiosa. Parece engraçado, porém muitos autores que eu leio hoje, como Eduardo Spohr, Roberta Spindler, André Vianco, entre outros, são pessoas que gostam de quadrinhos. Então trazer dicas de bons quadrinhos é sempre uma forma de mostrar grandes histórias, para potenciais grandes autores. Vai saber. Destino com certeza sabe e eu espero que a página referente à minha vida, seja no mínimo longa e interessante! Vou ficando por aqui. Espero que tenham gostado da leitura. A todos aqueles que têm interesse por esse Universo, vou deixar os links da Comix e da Panini. Procurem tudo sobre Sandman. Obrigado pela atenção. Abraços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário