segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Demolidor...Amor e Guerra! Frank Miller e Bill Sienkiewicz



Esse é a minha edição. Está velinha, mas eu não troco, vendo ou empresto!

Todo mundo tem medo! Será??
Não amigos. Nem todos são vitimados pelo medo. Lá em NY, num lugarzinho muito simpático e sossegado (SQN), chamado Hells Kitchen, existe um homem sem medo. Seu nome é Matt Murdock. Ele faz parte dos heróis clássicos da Marvel e não poderia ter saído de outra mente, senão da do mestre Stan Lee. Criado na década de 60, apresenta como principal diferencial o fato de ser cego. Não é o primeiro herói cego dos quadrinhos. O primeiro herói cego chama-se Dr. Meia-Noite e sinceramente eu nunca ouvi falar. Sei que é esse, pois já li um monte de artigos, nacionais e gringos, e todos falam do Dr. Meia-Noite. Só pela sinopse do personagem, não gostei e não me chamou a atenção o suficiente para procurar a respeito. Por outro lado, o Demolidor de Stan Lee, é um personagem complexo.  É exatamente por isso que as histórias do Demolidor não agradam a todos, pois cada escritor o enxerga de uma forma diferente, afinal ele foi feito para ter essa propriedade plástica na personalidade. Um dos maiores escritores que já trabalhou com o Demolidor, sem dúvida é Frank Miller. Sua fase a frente do Homem Sem Medo é épica (literalmente). A minha história predileta, no entanto é Amor e Guerra.
Antes de mais nada, vamos respeitar o talento de Bill Sienkiewicz. Sua arte é um espetáculo a parte. Sou muito fã de seu estilo e acho que para determinados gêneros de histórias, sua arte é valorizada ao extremo. Histórias policiais, com uma temática mais gótica e com suspense, seus traços literalmente nos levam para dentro daquele mundo. O Demolidor é um personagem policial, apesar de estar entre os heróis de ação, fazer parcerias com típicos heróis “capa e espada”, mega certinhos como o Homem-Aranha e o Capitão América, ele é um tanto marginal e tem uma maneira particular de ver o certo e o errado. Infelizmente, alguns autores que trabalharam com o personagem no passado, tentaram transformar Matt em um cara todo certinho e centrado, o que não tem absolutamente nada com seu propósito como vigilante. Na fase Frank Miller isso foi remediado e mais, TODAS as histórias que ele escreveu para o personagem são ótimas, alias o “universo” do Demolidor combina muito com o estilo de Miller. Em Amor e Guerra, não apenas temos contato com o Demolidor e seu mundo, mas temos contato com aquele que seria o seu maior inimigo: O Rei do Crime!
Em Amor e Guerra, por incrível que possa parecer, não temos o Demolidor como o personagem principal. O personagem principal é o Rei e sua personalidade é o grande foco aqui. O Demolidor é o personagem coadjuvante, todavia não menos importante por isso. Não dá para você escrever sobre o Rei sem tocar no assunto Demolidor. Realmente, não canso de dizer, que a década mais maneira dos quadrinhos foi a década de 80. Tantas histórias espetaculares saíram dessa época e aqui encontramos mais uma. O mais cool dessa história, é que ela não é especificamente datada, ou seja, é atual. Você pode ler hoje e achar o máximo assim como a mais de 20 anos atrás!
Sem dar spoilers, é mais ou menos isso: O Rei está com um problema, especificamente um problema com sua amada Vanessa. Ele precisa de ajuda, pois evidentemente não pode resolver o problema sozinho. Em vez de simplesmente pedir ajuda, resolve usar de subterfúgios bem ao estilo dos gangsters de NY, só o básico (sequestro, chantagem, coisa leve!). Daí fica evidente qual a participação do Demolidor. É uma história policial e psicológica, onde a tensão não está ligada a ação propriamente dita; ainda mais que a revista em si não tem muita ação. É uma história densa, onde podemos ver uma faceta do Rei do Crime que não costuma ser tão explorada pelos quadrinhos. Vale muito a pena ter essa obra na sua estante. Não sei se a Panini tem planos de trazer esta obra para os dias de hoje. Espero que sim, pois é realmente uma ótima história e acredito que enriquece o personagem de uma forma mais pessoal. Grandes heróis não sobrevivem sem grandes vilões e o Rei é um vilão de respeito. Vou ficando por aqui. Infelizmente, não posso indicar onde comprar esta edição com “tratamento Panini”, contudo posso dizer que a nova fase do Demolidor está muito boa quem quiser conhecer melhor o personagem, não vai se decepcionar. Esta edição específica, até onde sei, só está para vender nos Mercados Livres da vida. Quem puder, compre sem medo de ser feliz. Muito obrigado pela atenção. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário