quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Zelda: A Link To the Past... os bons tempos estão de volta!

Everybody have a link to the past!!
Perdão pelo trocadilho, mas foi irresistível. Finalmente estou postando sobre um dos maiores clássicos da Nintendo: Zelda! Só para constar, pelo amor dos deuses protetores dos jogos, Zelda é a princesa e não o protagonista. Seja lá como for, o jogo, melhor dizendo, os jogos são todos incríveis e qualquer gamer que se preze ou pelo menos que tenha a ousadia de autodenominar-se gamer, já jogou pelo menos um game da franquia. Eu joguei alguns e esse específico não é meu predileto. O meu predileto é o predileto de todos, Ocarina of Time. No entanto, eu vou falar sobre esse game mais lá para frente. A Link To the Past também é muito bom e como eu terminei o jogo recentemente (again), achei melhor falar dele primeiro. Ocarina of Time eu pretendo jogar novamente até o fim, para depois fazer o post. 
Em primeiro lugar, não é um jogo novo. A Link To the Past saiu em 1991 para o SNES, o maravilhoso console 16 bits da Nintendo. E lá em meados de 2002, uma versão foi lançada para GBA, que é a que eu tenho e joguei. Na verdade eu tenho o emulador de GBA, que uso tanto no PSP, quanto no smartphone... realmente, é muito bom ter emuladores no smart, ainda mais quando podemos jogar alguns clássicos de tempos atrás em qualquer lugar. Este jogo era uma raridade e não era qualquer um que tinha. E os abençoados que tinham, não gostavam de emprestar. Graças e essa limitação natural que todos nós tínhamos na década de 90, não cheguei a jogar este Zelda no SNES.
A Link To the Past se passa antes da história original ou a primeira história, que seria Adventure of Link. Vou logo dizendo que a cronologia dessa série é muito doida, para dizer o mínimo. E como são um porrilhão de jogos, e infelizmente não joguei todos, fica muito difícil escrever este post fazendo citações sobre a história de outros jogos. Eu prefiro ver a história de forma individual, para posteriormente, com o jogo devidamente detonado, procurar informações extras e verificar a cronologia, salvo as situações onde o enredo fornece essas informações. Volto a dizer: adoro portabilidade e não vejo problemas em jogar jogos de outras plataformas em emuladores. Não foi por nada que fiz um post totalmente dedicado ao PSP.
Vamos a história, sem spoilers: muitas histórias eram contadas em Hyrule sobre uma Golden Land, que era governada pela onipotente/onisciente Triforce (por um momento quase escrevo Galactus...). Ganon havia entrado na Golden Land e a transformara em Dark World (Mundo Sombrio ou Mundo Escuro, whatever), e quando perceberem o mal saindo daquelas terras, 7 magos fizeram um selo e o trancaram lá. Este selo,  só seria quebrado pelo poder dos próprios magos ou seus descendentes (filhos, netos, whatever). Os séculos se passaram, e a história virou lenda…a lenda virou mito....hehehehehe Muito Lord of The Rings...hehehehehe. Juro que quando estava escrevendo isso, quase pude ouvir a voz de Galadriel!
Enfim, antes do jogo começar, o mago Agahnim chega a Hyrule e  ao matar o Rei, consegue boa posição no reino. Daí por diante, passa a perseguir as 7 descendentes dos magos para quebrar o selo. Neste momento temos contato com Link, o nosso protagonista, que é contactado telepaticamente por um tal princesa Zelda, que está presa em um calabouço, pois havia sido sequestrada por um ser que era uma mistura de tartaruga e jacaré. Opa, isso é outra história. A princesa dessa história gosta de bombeiros gordinhos hehehe. Voltando: a tal princesa Zelda estava no calabouço do Castelo em Hyrule e precisava ser resgatada. Assim que nosso amigo consegue uma espada e um escudo, parte para o resgate e nesse ponto em diante, começa a história. 
Realmente é um jogo bem ao estilo antigo. Difícil, porém sem ser impossível. Com história boa e uma jogabilidade ótima, este jogo ainda hoje é bem divertido de se jogar. Inclusive recentemente, saiu uma notícia que deixou os gamers eufóricos. A Link To the Past terá um remake para 3DS. Já vi uns videos sobre o jogo e vai ficar animal. Mais do que recomendado para todo nerd gamer, Zelda é também a prova de que não é só de gráficos que os jogos são feitos. Não é a toa que a Nintendo está aí até hoje, lançando novidades e trazendo diversão para novas gerações, como fez tão bem para a minha. Vou ficando por aqui. Vou deixar os links do Submarino, para aqueles que quiserem conhecer Zelda. Muita gente me pergunta se vale a pena comprar um console Nintendo hoje em dia. Enquanto tiver jogos como Zelda sendo lançados, vale sim. Obrigado pela atenção. Abraços.

http://busca.submarino.com.br/busca.php?q=zelda

Só para dar um gosto, imagens de A Link To the Past  para 3DS abaixo:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário