segunda-feira, 8 de julho de 2013

Magic, The Gathering... RPG em cartas!

Quem gosta de jogar cartas??

 

Estou aqui finalmente para falar do maior card game já produzido, o famoso Magic, The Gathering. O que você precisa saber de início é que trata-se de um jogo com cartas colecionáveis. Foi criado por Richard Garfield em 1993. O jogo consiste em usar baralhos personalizados, por cartas colecionáveis, que garantem a vitória quando reduzimos a zero os pontos de vida de nossos adversários ou o oponente não possui mais cartas no seu bloco de compra. Parece simples, mas garanto que não é tão fácil e principalmente, tão barato. Aqui no Brasil esse jogo custa caro. E montar um bom deck não é tão fácil assim. Entretanto, apesar desse pequeno (grande) detalhe, o jogo sempre foi um sucesso por aqui, e sua popularidade pode ser explicada por se tratar de um jogo de fantasia, como os RPGs de mesa, porém diferente dos tradicionais GURPS e D&D, este jogo para funcionar só precisa de 2 pessoas. Além do fato de ser um grande incentivo para a socialização, dada à possibilidade de venda/troca de cartas e grupos de jogos. Jogar também é socializar.
       


Ainda agora, mencionei uma grande vantagem do Magic que é precisar de apenas 2 pessoas para começar a jogar. Isso também é uma desvantagem, se levarmos em conta que este jogo não dá para se jogar só. Acredito que, da mesma forma que os RPGs de mesa foram afetados pelo sucesso dos RPGs eletrônicos, os card games também sentiram esse impacto. Não ao ponto de serem rejeitados, afinal não se pode destruir clássicos. Todavia, não é tão fácil encontrar jogadores como um tempo atrás. Sou jogador de Magic das antigas e comecei com os decks da 4º edição e até hoje tenho minhas cartas, algumas, por sinal, bem raras e desejadas. Não é tão fácil conseguir 4 Serra Angel e 4 Shivan Dragon. Entre outros que são motivo de orgulho para esse nerd card gamer.


Existem vários tipos de cartas. Temos os terrenos, que são as cartas que fornecem mana para as magias. Podem ser:

    a)      Planícies: mana branca
    b)      Pântanos: mana preta
    c)       Ilhas: mana azul
    d)      Florestas: mana verde
    e)      Montanhas: mana vermelha
    f)       Incolores/Especiais: são terrenos que fornecem mana sem cor e/ou fornecem mana de duas      cores e/ou com habilidades específicas. Geralmente são cartas extremamente raras.


Além disso temos outros tipos de cartas:
  a)      Criaturas: que podem ser de vários tipos, com várias habilidades específicas.
  b)      Mágicas de interrupção: podem ser de várias cores e com vários efeitos possíveis e específicos.
  c)       Feitiços: diferentes das MI, os feitiços só podem ser usados em momentos predeterminados.
 d)      Artefatos: com habilidades e efeitos próprios, os artefatos são muito importantes para alguns decks, inclusive já joguei contra decks inteiramente formados com artefatos.

  e)      Encantamentos: podem ser encantamentos normais (afeta uma carta, um jogador, uma cor, um deck, etc) ou encantamentos mundiais (afeta a todos).


Sobre as cores, cada um tem suas prediletas ou cada um monta seu deck de acordo com as cartas que dispõe. Imagino que, se você tem uma maior quantidade de cartas Pretas, irá montar um deck com cartas pretas ou se suas melhores cartas são brancas, montará um deck com cartas brancas. É um jogo cheio de possibilidades e essas possibilidades refletem de forma absurda na jogabilidade. Geralmente, costuma-se fazer um deck com pelo menos duas cores. Algumas cartas funcionam melhor quando utilizadas em parceria com mais de uma cor. Vermelhas e pretas, por exemplo, ou brancas e verdes. Apesar de não ser obrigatório que se façam essas misturas. Meu deck killer, é formado por cartas brancas e azuis, e com esse deck ganhei vários torneios que participei. Enfim, o grande diferencial está nas possibilidades.


Recentemente, tive a oportunidade de testar uma forma diferente de jogar Magic, um jogo chamado Wagic, que pode ser jogado em várias plataformas, inclusive a minha plataforma predileta que é o PSP. O Mais legal, é que você não precisa ter um PSP desbloqueado para jogar esse jogo. Ele foi desenvolvido para rodar mesmo em aparelhos bloqueados. Faz um tempo que não tenho pessoas para jogar comigo, então é uma ótima forma de matar a saudade do jogo. Não vou entrar em detalhes sobre as regras, pois são bem fáceis de se conseguir na internet, e sobre onde comprar o jogo em mídia física, indico a livraria DEVIR, que é a revendedora autorizada de Magic, The Gathering. Espero que muitos de vocês que me acompanham, realmente possam desfrutar do prazer de jogar Magic, e assim como eu, criem novos amigos e aproveitem da experiência intimista que é um card game. Vou ficando por aqui. Vou deixar o link da livraria DEVIR aqui embaixo e desejo boas partidas aos novos iniciados e felicidades saudosistas, aos fãs das antigas. Obrigado pela atenção. Abraços.

http://www.devir.com.br/magic/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário