terça-feira, 25 de junho de 2013

X-Men e Novos Titãs. Clássico em dose dupla.


Dá para imaginar Novos Titãs e X-Men juntos??


Não imagine, leia a história. Sempre é bom ver uma obra prima da década de 80. Nese caso, uma revista chamada Grandes Herois Marvel Nº 09, publicada aqui no Brasil em 11/09/1985. Sou muito fã dos Novos Titãs, principalmente dessa época. Ótimos vilões e grandes histórias; os Titãs marcaram uma época. E sobre os X-Men nem preciso dizer nada. Duas equipes superpoderosas e com fãs totalmente fieis. Para começo de conversa, temos que falar dos criadores desses heróis. Estou falando de monstros como Stan Lee e Jack Kirby, que criaram os X-Men e Marv Wolfman e George Pérez, criadores dos Titãs. Qualquer material que tenha, ainda que remotamente, esses nomes envolvidos, só pode ser receita de sucesso. Não podemos esquecer dos Novos Deuses, que se não me engano, são criação do Jack Kirby. Clássicos assim só mesmo na época de ouro, a saudosa década de 80.


Como marca registrada do blog, não dou spoilers. Entretanto, posso dar um gostinho da coisa. É fato que essas obras são um produto e cada produto tem um público alvo. Tanto os X-Men quanto os Novos Titãs, possuíam o mesmo público alvo, e justamente por conta disso, era tão desejado um encontro entre equipes. Nem preciso dizer que estas equipes são de, digamos, mundos diferentes. X-Men fazem parte da Marvel e Novos Titãs são da DC. Isso por si só inviabiliza qualquer chance, pelos meios normais. Porém como nada é impossível no mundo dos quadrinhos, temos uma surpresa vez ou outra com super encontros entre mundo (se bem que alguns nem tão espetaculares... mas deixa quieto!). Quando colocamos ícones como estes juntos (heróis poderosos), temos que pensar em vilões que sejam tão carismáticos e poderosos quanto. E é claro que a escolha foi meio que óbvia: Darkseid e Fênix Negra.


Uma das coisas mais interessantes que eu notei na obra, é a diferença absurda entre a personalidade dos personagens em si. Quer dizer, imagina um líder nato como o Ciclope (que o próprio Wolverine, em muitas situações, já se admitiu ser o melhor para liderar, em qualquer situação), trabalhando junto com o melhor aluno do Batman. A diferença brutal de comportamento, quando comparamos Mutano com a jovem Kitty Pryde. O contraste entre Ororo e Estelar também é bem interessante. É difícil coordenar tudo isso em uma obra, sem que, estes ou aqueles personagens, tenham mais relevância. Por outro lado, é indiscutível ver como uma ideia dessas pode funcionar maravilhosamente bem. Também, quando você chama uma cara como Chris Claremont para o roteiro e trás Walt Simonson para a arte, realmente não tem como não ser fabuloso.


Tirando a parte clichê (que na verdade todo mundo quer ver), ou seja, as duas equipes saindo na porrada, a história é bem original e bem contada. Não tenho o que falar sobre a forma que os personagens foram aproveitados, inclusive os secundários, como Metron e o Exterminador. Antes que alguém me pergunte, não vou entrar no mérito de dizer qual das equipes é a mais poderosa. Coisas desse tipo não costumam trazer nada, mesmo em se tratando de um crossover. O que posso dizer com toda certeza é que, para os fãs, essa história é mais do que obrigatória. Vou ficando por aqui, com essa ótima sugestão de leitura. Infelizmente, esse tipo de quadrinho não é fácil de se encontrar em mídia física. E quem tem não vende (EU!!!). Portanto, vou deixar o link de um blog de scans de um brother, que faz a alegria daqueles que não viram muita coisa boa que já foi feita, no que diz respeito aos quadrinhos. Procure lá e seja feliz. Obrigado pela atenção. Abraços.


PS: Um detalhe interessante, é que nessa mesma revista: Grandes Herois Marvel 09, trazia uma matéria de como foi idealizada a famosa Saga da Fênix. Realmente, obra inestimável para qualquer fã de quadrinho. Transcrições da reunião com Chris Claremont, John Byrne, Jim Shooter entre outros...você venderia uma revista dessas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário