quarta-feira, 15 de maio de 2013

Novos X-Men: Ecos do Amanhã.



Será que nada detém Wolverine??

Aparentemente sim amigo. De todas as sagas que os X-Men já tiveram, o velho canadense esteve em todas. E olha que sou rodado nos quadrinhos. Para quem não acompanha o blog, e está lendo pela primeira vez este aqui, eu leio quadrinhos a bem mais de 2 décadas (quase 3 na verdade, pois como dizia Cazuza, “O Tempo não Para”). Acompanhei a saga da Fênix em Superaventuras Marvel. Quase chorei com a morte de Gwen Stacy e realmente chorei na morte de Bêlit (perdão por essa amigo, mas quando Bêlit morreu até o Conan chorou...), comprei aquela infinidade de revistas para ter completa A Era do Apocalipse. E não estou falando só da Marvel não. Sou mega fã da DC, afinal os meus personagens prediletos estão na DC. Li toda, repito, toda a saga Crise nas Infinitas Terras, acompanhei a era de ouro dos Novos Titãs, com George Pérez e Marv Wolfman, vi um novo mundo se abrir quando li V for Vendetta e Whatchman. E vi na íntegra o nascimento de duas lendas, chamadas Sandman e John Constantine. Sou das antigas. Sei reconhecer uma boa saga e essa é maravilhosa.


Agora essa específica, tem o dedo de Grant Morrison e a lenda Marc Silvestri. Na verdade é a última história para os X-Men de Grant Morrison (última até quando né?). O interessante é que, é uma ótima obra para os fã de carteirinha dos filhos do amanhã, só que apesar de ser visualmente linda, seu enredo é para os mais “escolados”. Não estou dizendo que se você não leu nada antes e se essa é sua primeira HQ dos X-Men, vai ficar que nem cego em tiroteio. Você vai entender, porém vai perder muitas das referências. Esse é o grande problema dos quadrinhos. Eles criam uma mitologia própria, e de uns tempos para cá vi o quanto essa mitologia é cíclica. Vejam só, a Fênix vira e mexe aparece e resolve tudo. E morre ou não morre ou não pode morrer ou nunca foi viva ou whatever. Emma Frost questiona ao Ciclope: “Esta deve ser a terceira vez que você tem de enterrar essa mulher. Essas reprises do seu sofrimento já estão virando um tédio, Scott querido.” Bem, desde que Grant Morrison esteja envolvido, vou sempre estar lá para comprar.


Antigamente era um grande problema você perder um arco ou saga. Seja da Marvel ou da DC. Nos dias de hoje nem tanto. Existem os famosos sites de scans e não é tão difícil conseguir uma saga incrível ou custos de uns dois cliques. Eu não tenho nada contra a leitura digital, apesar de preferir a mídia física. Acontece é que os quadrinhos estão muito caros e nem sempre podemos comprar todos os que queremos ter. Então acaba por ser uma boa alternativa, para aqueles que não querem perder suas histórias. Dito isso, recomendo que comprem Novos X-Men: Ecos do Amanhã e tente baixar todas as histórias dos X-Men de 2004 para cá, pelo menos. Se vocês tiverem disposição, baixem tudo que vocês acharem, tem muita coisa boa aí. Entretanto, digo agora algo com minha própria experiência: Não deixem de comprar o que é impresso. O prazer de ter é bem diferente. Sei que é legal você ler Batman: Cavaleiro das Trevas no tablete ou ipad, todavia ter a obra em suas mãos, sentir aquele cheiro de livro, não tem preço. Um amigo meu, nerd das antigas também, me questionou sobre o futuro dos livros. Será que a era digital veio para acabar de vez com a mídia impressa? Respondi a ele, um sonoro “não”. “Os livros são como Wolverine”. Sim amigos, exatamente como Wolverine. Comprem essa revista e descubram do que estou falando.


E assim termina mais um post, este dedico a todos os meus leitores que enviam centenas de mensagens perguntando o motivo de não terem tantas publicações aqui sobre os quadrinhos da Marvel. Tenham calma, amigos. Muitos viram ainda e meu acervo é grande. Depois de anos e anos na Abril, finalmente posso dizer que os quadrinhos no Brasil estão sendo tratados com o devido respeito. Em todas as suas formas. Em mangás, na Marvel, na DC ou no selo Vertigo a Panini está sendo bem companheira com suas publicações e está inclusive, trazendo velhos clássicos do passado. Eu que tinha a Era do Apocalipse toda em revistas pequenas, pude comprar tudo de novo, em formato americano e papel de luxo. Como eu disse, certas coisas não tem preço. Vou ficando por aqui, e deixando um link da Panini Comics, caso você queira iniciar sua coleção. Uma obra de Grant Morrison, sempre vale a pena e é uma excelente forma de começar. Obrigado pela atenção. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário