terça-feira, 7 de maio de 2013

Loki.


                         

É verdade que toda história tem dois lados??

Sim, é verdade. E não me refiro apenas aos quadrinhos, mas em tudo na vida. Toda história tem dois lados e nunca são iguais. Agora, quando levamos essa epifania para os quadrinhos, começamos a ver alguns vilões de outra forma. Vejam por exemplo o Dr. Doom (Dr. Destino). É de conhecimento público que ele é o maior vilão do Fantastic Four, apesar de não ser o mais poderoso. Porém, não convém colocar seres como o Devorador de Mundos (Galactus), em uma comparação plenamente humana, mesmo porque Galactus não é humano. Voltando ao Dr. Doom, ele é implacável sim e muito cruel na maioria das vezes, entretanto seu país (Latvéria), é rico e próspero. Vivem uma ditadura sim, e mesmo assim são felizes! Lembro de uma Graphic Novel do Dr. Strange, onde ambos precisam trabalhar juntos. Não darei mais detalhes dessa revista, pois pretendo falar dela futuramente. A questão é que, quando o Doutor Estranho chega a Latvéria, se espanta com o carinho do povo com seu soberano. E surge então o questionamento: Será que ele (Dr. Destino) é tão mal assim? Qual sua real história? Nesta obra, experimentamos um pouco desse questionamento. Quem é Loki de verdade?

                 

Bem, para os que conhecem um pouco de mitologia nórdica, sabem que Loki é o irmão de Thor, o Deus do Trovão. É o Deus da travessura, da trapaça. Não é necessariamente mau. Pelo menos não intencionalmente. Por outro lado, meu caro leitor, pare e pense em seu tempo de criança. Tente lembrar das suas brincadeiras e resgate suas memórias, sobre determinada brincadeira ou “trollada”, e reflita se você não se machucou ou pior, machucou alguém. Brincadeiras nem sempre são inofensivas e às vezes, acidentes acontecem. Com Loki das lendas, é bem por aí. Já com nosso amigo dos quadrinhos, podemos definitivamente, coloca-lo no lugar de vilão. Tanto nas revistas, quanto no filme, Loki foi o responsável pela primeira união dos heróis que se tornariam os Vingadores (The Avengers).

 

Na ocasião, os Avengers tinham em sua configuração inicial: Thor (o Deus do Trovão, irmão de Loki e seu arqui-inimigo), Homem-Formiga, Vespa, Homem de Ferro e Hulk. Não sei a razão por não termos o Homem-Formiga e a Vespa, todavia na fase 3 (ou talvez na fase 2...) está mais do que certo de um longa sobre o Homem-Formiga. Para quem não sabe, a Disney tem um projeto para expansão do universo MARVEL. Na primeira fase, tivemos Ironman 1 e 2, Captain America e Avengers, fechando a fase 1. Na fase 2, que por sinal já começou, teremos Ironman 3, e mais 2 filmes. Um com Thor e outro com o Capitão America e fechando tudo, Avengers 2. Vamos ver!!!

                              

Continuando com Loki, não é um personagem qualquer. Entre outras coisas, foi o responsável pela criação do Homem-Absorvente, tentou usurpar o trono de Odin, pai de Thor e pai adotivo de Loki, entre outras tantas maldades, como os ataques do Destruidor (robô mega poderoso criado por Odin). Ele é um dos seres mais poderosos da MARVEL e sempre está presente em eventos de grande importância. No entanto nessa obra, escrita por Robert Rodi e desenhada por Esad Ribic, lançada inicialmente em 2005 (duas edições) e posteriormente em 2007, encadernada com capa dura, vemos uma outra face de Loki. Na verdade, eu diria que vemos a verdadeira face de Loki e podemos explorar seus sentimentos, ora conflitantes, ora impiedosos por seu meio-irmão Thor e por Sif.

                     

Recomendo essa revista para todos os fãs de quadrinhos que gostam de “ver o outro lado das histórias”. Agora, vou logo avisando, não procurem muitas semelhanças com o Loki dos cinemas. Avengers é um filme legal e tal, mas não é em hipótese alguma fiel aos quadrinhos. Sou um leitor de quadrinhos das antigas, então tento ser bem imparcial quando comparo quadrinhos com filmes. Raramente podemos ver adaptações cinematográficas totalmente fieis, ainda mais em se tratando de heróis tão conhecidos e populares. Tenho a mente aberta, contudo! Sei reconhecer um bom filme, mesmo que não seja totalmente como nos quadrinhos. Agora, se vocês são leitores das antigas, reconheceram uma história sobre Loki, Thor e Sif. Uma travessura de Loki com o cabelo da Sif, não vou dar spoiler, mas li essa aventura/história a muito tempo, na época das revistinhas da Ed. Abril (Sif tinha cabelos loiros, até Loki aprontar das suas e Thor teve que resolver-apesar de não ter saído exatamente como ele queria!!!). Bons tempos. Vou ficando por aqui. Essa revista está a venda na Panini comics. Vou deixar o link aí embaixo, vale muito. Obrigado pela atenção. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário