segunda-feira, 27 de maio de 2013

Final Fantasy IX...o último suspiro do PS1!


Dá para imaginar um protagonista de Final Fantasy com cauda??

Dá sim! Basta apenas você jogar Final Fantasy IX. Sejam bem vindos para mais um post sobre games e dessa vez sobre uma série que é a minha predileta. Como todos já devem saber, FF IX foi o último Final Fantasy para a plataforma PS1. Foi lançado em 07 de julho de 2000 no Japão e 16 de fevereiro de 2001 no ocidente. Teve bastante sucesso e segundo os sites especializados chegou a vender cerca de 5 milhões até 2003. Diferente do que vimos em FF VII e FF VIII, o nono jogo da série foi medieval fantasioso e teve uma mudança meio que radical no estilo de gráfico. Na verdade, segundo a lenda, Hironobu Sakaguchi (criador da série) tinha em mente uma homenagem aos fãs antigos de FF e fez de tudo para produzir um RPG mais no estilo clássico, popularizado por jogos como o próprio Final Fantasy, Dragon Quest, etc. Acabou por ser uma decisão mais do que acertada!


A CG inicial é um espetáculo e ali, temos uma das principais características da série, a inovação. Final Fantasy tem o talento absoluto de usar todo potencial que um hardwere pode oferecer e até hoje é impressionante. Sobre a história é mais ou menos isso: Está para acontecer uma festa grandiosa, para celebrar o aniversário da princesa Garnet Til Alexandros XVII. Esta festa, irá acontecer no castelo do reino de Alexandria, apena para a família real e alguns seletos convidados. Para celebrar a tal festa, ficou decidido pela apresentação de uma peça de teatro, que por sinal era a predileta do reino, uma tal de “I Want to be Your Canary” (WTF). Não consigo imaginar do que se trata uma peça de teatro com um nome desses (Eu quero ser seu canário), mas por outro lado, eu não moro em Alexandria...


Enfim, esta tal peça será encenada por um grupo de teatro chamado Tantalus, que na verdade não são atores e sim ladrões profissionais. E a intenção desse grupo é sequestrar a princesa. Agora dando apenas um pouquinho de spoiler, a ordem de sequestrar a princesa parte do Regente Cid, do estado maior de Lindblun, que é o mais porrada de Mist Continent. Acontece que, paralelo a esse “plano infalível”, a queridíssima princesa também está a fim de pegar o beco de lá. O plano dela é fugir enquanto todos estiverem desatentos, prestando atenção na peça de nome esquisito. Cid que interrogar a sobrinha sobre o que se passa por traz das movimentações com o exército Alexandrino. Ela por outro lado, quer falar com seu tio sobre acontecimentos recentes e daí começa a verdadeira aventura.


Aos moldes de um legítimo RPG medieval, esse jogo arrasa seja lá qual for o tempo que você decidir jogar. Recentemente, tive a ideia de jogar todos os Final Fantasy que tenho aqui, um por um e claro que comecei com os do PS1. Zerei novamente FF VII e FF VIII, para ter maiores informações para fazer o post, e agora chegou a vez de FF IX, que continua me surpreendendo até hoje. Os personagens são bem diferentes do que estamos acostumados. O principal é Zidane, um ladrão de 16 anos que é de uma raça de hominídeos com cauda (E antes que as piadas comecem, não! Ele não é uma Sayajin!). E claro que se envolverá romanticamente com Garnet, afinal ambos tem a mesma idade. A trilha sonora é ótima e, segundo o próprio  Nobuo Uematsu, é seu melhor trabalho para a série.



Quanto a jogabilidade, novamente temos algumas inovações. Podemos explorar bastante as cidades e conversar com os NPCs de modo a achar itens ou participar de mini games e quests diversas. No que diz respeito as batalhas, podemos jogar com até 4 personagens e o sistema é o ultra tradicional “ação por turnos”. Cada personagem possui habilidades específicas; alguns são invocadores outros usam magia negra e Zidane pode roubar itens e dinheiro. Uma coisa interessante é que, igual FF VI, podemos equipar até 5 itens por personagem. O resumo da ópera é que o jogo vale muito. Uma pequena observação: recentemente, uma missão nova foi descoberta, isso 13 anos depois do jogo ter sido feito. Foi postado na internet a tal missão, entretanto reza a lenda que é uma missão chata. Claro que vou lá conferir. Pois é amigos, vou ficando por aqui. Vou deixar alguns vídeos para você relembrarem, ou mesmo para os que não conhecem, poderem conhecer. Muito obrigado pela atenção. Abraços.

Para aqueles que quiserem saber sobre a tal peça de teatro com nome esquisito: "I Want to be Your Canary"...



Gameplay básico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário