domingo, 26 de maio de 2013

Destino: Crônica de Mortes Anunciadas! (Destiny: A Chronicle of Deaths Foretold)


É possível fugir do próprio destino??

Bem, muitos dirão que não e outros mais dirão que sim! Entretanto graças a Neil Gaiman, temos uma nova perspectiva do que entendemos por destino ou melhor: “O Destino”. Segundo Neil Gaiman, Destino é um dos Perpétuos, irmão mais velho de dois velhos conhecidos nosso, Sonho e Morte. Destino sempre foi o irmão mais enigmático e é sem dúvida o mais poderoso dos Perpétuos. Diferente de Sonho, que já foi muito explorado no universo de Sandman, Destino sempre foi uma força oculta e até mesmo temida entre seus irmãos mais novos. Sabemos por exemplo, que tem um bom relacionamento com Sonho e Morte, no entanto não sabemos muito de sua relação com os outros personagens. Não imagino Desejo brincando com Destino, como vez ou outra brinca com Sonho.


O que podemos esperar de uma obra dessas? Nenhuma resposta, todavia muito conhecimento. Exatamente como na vida. Essa obra é para ser uma poesia em forma de história e neste contexto, foi muito feliz. Alias, tudo que diz respeito ao universo de Sandman é bom, parece simplesmente impossível estragar qualquer coisa que saia deste infinito nicho de ideias. Na belíssima introdução de Alisa Kwitney, já percebemos o tom da narrativa e nas primeiras páginas, temos uma noção do que a arte vai nos mostrar. Outro coisa interessante sobre o universo de Sandman, qualquer artista que nele trabalhe, qualquer um mesmo, tem muito material para usar e o efeito é sempre bom. Acho que este universo consegue o melhor de qualquer artista, e aqui em “DESTINO: Crônicas de Mortes Anunciadas”, não poderia ser diferente.


Sem dar muitos spoilers, coisa que acho que já deixei bem claro que não é a intenção do blog, a obra se começa com a introdução de Ruth Knight e John Ryder. Quem são? O que querem da vida? O que estão fazendo ali? Nenhuma dessas perguntas tão corriqueiras se aplica a esta obra. Estamos diante de uma legítima obra do universo de Sandman, portanto cada coisa é parte de uma outra coisa maior ou menor. Tudo está interligado e separado. Confuso leitor? Se você está, então não se desespere! Esse é o universo de Sandman. No decorrer da história, vamos conhecendo algumas coisas que estão no Livro do Destino; nos deparamos com histórias que, por um lado podem estar ligadas aos personagens, por outro lado podem ser apenas histórias. Destino está sempre presente e como ele mesmo diz: “Todos os caminhos levam até meu jardim”.


O que acho mais interessante nessa graphic novel é que a história se desenvolve e como ela é apresentada ao leitor que não conhece nada do universo fantástico criado por Neil Gaiman. Os personagens são tão carismáticos, que é quase impossível não se identificar com a melancolia deles ou pelos traços dos vários artistas que participaram da obra. Inclusive, tenho agora uma dica para vocês. Para quem não sabe, sou muito fã de música de qualidade e tenho certo conhecimento acerca deste assunto. Então, costumo fazer certas experiências com meus livros e graphic novels. Acredito que cada obra, deva ser lida com uma trilha sonora específica. É uma forma interessante de trazer mais um fator a experiência literária. Para essa obra eu recomendo Mozart. A obra de Mozart combina perfeitamente com o clima de fantasia que o universo de Sandman nos apresenta. Experimentem amigos.



Enfim, desnecessário dizer que é uma obra mais do que recomendada para todos os fãs de Sandman. E caso vocês se perguntem onde podemos comprar esta graphic novel, a resposta é bem fácil, na Panini Comics. Só uma nota aqui sobre a Panini, graças a essa editora italiana que acreditou no potencial do mercado brasileiro, eu e vários leitores tivemos a chance de recomeçar nossas coleções e voltar a ler o que por muito tempo nos foi negado. E digo mais, essa editora está trazendo outras obras consagradas para leitores novos. E brevemente estarei aqui trazendo mais dessas obras. Adianto agora uma. Imaginem uma graphic novel com Dr. Destino e Dr. Estranho? Esperem o próximo post... Vou ficando por aqui, vou deixar o link da Panini Comics caso vocês queiram comprar a obra. Obrigado pela atenção. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário