sexta-feira, 5 de abril de 2013

The Kane Chronicles: A Pirâmide Vermelha.

  
Quem está familiarizado com a mitologia egípcia??
Sei que todo mundo está mais familiarizado com a mitologia grega. Por motivos óbvios. Temos uma infinidade de filmes, personagens de quadrinhos e tudo mais para nos ajudar, além dos livros e do que aprendemos na escola. Não lembro de ter estudado sobre mitologia egípcia no segundo grau e de fato, não lembro de ter estudado muito sobre qualquer coisa do Egito no segundo grau. Tudo que eu sei, aprendi lendo livros e procurando fazer o feedback de obras que conheci. Minha filha, não é muito fã de mitologia grega. Porém, como boa filha de nerd, é fascinada por outro tipo de mitologia, e justamente a egípcia. Conheci o autor Rick Riordan, graças ao seu sucesso retumbante do seu personagem Percy Jackson. É claro que me chamou a atenção, alias adoro mitologia de todo tipo. Aguardem posts sobre esses livros. No embalo de ler seus livros, comprei o primeiro volume de as crônicas de Kane e achei muito bom.
                  
Claro que os protagonistas tinham que ser adolescentes, no entanto são bem diferentes um do outro. Na verdade, foi uma grata surpresa este livro, pois eu estava esperando algo mais parecido com o que tinha lido em Percy Jackson e me deparei um algo bem diferente. Os irmãos Sadie e Carter Kane, são meio que o oposto de Percy. Percy quer ser o que é, pois ser o que é (um semi-Deus), trás explicações para sua vida, e todos os momentos de felicidade que ele tem. Ou seja ele quer ser diferente, pois ser diferente o torna parte de algo bom na vida dele. Os irmãos por outro lado só querem ser normais. São jogados contra a vontade em uma guerra, e pior, são parte importante nessa guerra.
A narrativa é muito boa. Temos a história sendo contada ora por Sadie, ora por Carter e acho que tem bem mais ação, levando a comparação inevitável com os livros sobre os Olimpianos. Na modesta opinião deste nerd aqui, vale a pena conhecer um pouco sobre a mitologia egípcia e quem sabe até dar um aprofundada, levando em conta que o livro faz muitas referências e como todo bom nerd, sempre vou pesquisar para dar uma conferida melhor na obra. Como leitor, acho viciante ter informações e confirmar o que li, me aprofundando no assunto em questão. Claro que às vezes isso é para deixar um cara doido. Falo isso, devido a experiências com os livros do Carl Sagan e J. J. Benítez. Quem já se deu o trabalho de ler livros desses dois, sabe bem o que estou falando. Até recomendo que vocês leiam livros desses autores, mas recomendo mais ainda que façam isso com um notebook ou ipad do lado. E antes que perguntem pelo twitter, sim. Eu irei fazer posts sobre os livros do Sagan e do Benítez.
     
Se vocês querem expandir seu conhecimento sobre mitologia egípcia, gostam de aventuras épicas, que servem inclusive de inspiração para partidas futuras de RPG, e se tem filhos adolescentes, ou irmãos, ou primos, recomendo os livros de Rick Riordan, inclusive está série atual. A Pirâmide Vermelha é o primeiro, onde são introduzidos os personagens e a trama é iniciada, e logo depois temos O Trono de Fogo, que eu já tenho também e meu irmão Chuck levou um dia desses por sinal. Devo comprar por esses dias o terceiro livro da série, A Sombra da Serpente. Ou quem sabe meu irmão Chuck ou ainda meu irmão Black Kamen Rider, que são provedores de alguns livros que eu tenho me comprem de presente. Fica a dica aos dois. Vou ficando por aqui, obrigado pela atenção e pelas mensagens pelo twitter e tudo mais. Deixo o site do grande Senhor Saraiva, para os amigos que quiserem comprar os livros. Abraços.

http://www.livrariasaraiva.com.br/pesquisaweb/pesquisaweb.dll/pesquisa?ORDEMN2=E&ESTRUTN1=&PALAVRASN1=AS CRÔNICAS DE KANE

Nenhum comentário:

Postar um comentário