quinta-feira, 4 de abril de 2013

Resonance Of Fate.

Quando um jogo é bom e não faz sucesso??
Caros amigos do blog, sou apenas eu ou tem jogos que tem tudo para se tornarem um sucesso e não se sabe o motivo, não chegam lá? Isso deixa qualquer bom nerd com a pulga atrás da orelha. Durante meus vários anos de jogatina, alias vários anos é pouco. Melhor dizer mais de 2 décadas, presenciei esse fenômeno e até hoje não entendo. Como pode um jogo ser tão bom, mas por algum motivo, não ter chegado ao grande público? Em Resonance of Fate (End of Eternity, versão japonesa...), esse fenômeno se repetiu.
O jogo é espetacular e infelizmente não fez muito sucesso. Claro que RPG não é o gênero predileto da galera. Mas o diferencial desse jogo é a jogabilidade. O já tradicional sistemas de turnos, muito popular nos RPGs japoneses e já consagrado com uma infinidade de títulos, se alia ao bom e velho action RPG, com eventos ativos. Na versão japonesa, que foi a que eu joguei, podemos notar uma semelhança dos personagens com o que já conhecemos e vimos em Final Fantasy XIII. As semelhanças, no entanto, morrem por aí. Não é segredo que fiquei muito decepcionado com Final Fantasy XIII, de fato eu e um porrilhão de pessoas. Esse jogo veio como uma grata surpresa. Começando pela introdução, que foi muito boa, para dizer o mínimo. A história, como todo bom RPG, deixa sempre muita coisa no ar. O passado dos personagens sempre é um ponto alto, para todo bom RPGista de console. Então, um bom mistério e uma boa trama, sempre vem de um ou mais personagens com um passado obscuro.
     
No aspecto visual, nem se fala. O jogo é visualmente lindo, com CGs bem feitos e um pano de fundo bem rico de detalhes e nada muito futurista. Acho que essa simplicidade bem feita, foi o que fez o jogo ser muito elogiada pela mídia especializada. Mas calma, não estou dizendo que o jogo é perfeito. Já disse que os personagens são bons e tal, mas acho que a aparência deles é, digamos, um pouco exagerada. Caçadores de recompensas não precisam ser tão parecidos com galãs de filme romântico. Isso foi uma forçada de barra pesada. Porém nada que desmereça o game em si. Vale a pena dizer, que eu amo a produtora desse jogo. A produtora Tri Ace, já nos presenteou com vários clássicos, como por exemplo Valkirie Profile, Star Ocean e Tales of Phantasia. Todos RPGs é claro, e todos jogos incríveis. Jogos que por sinal tenho e jogo até hoje (bendito PSP!!!).
   
Algumas das coisas que mais me chamaram a atenção, foi o que planejaram para as lutas. O sistema de batalha é muito complexo e é preciso ter estratégia para poder aproveitar tudo que o game pode nos oferecer. Não é um jogo fácil. Ainda mais que demora um pouco para você se acostumar com a mecânica de como ele funciona. Entretanto, o que é um jogo de RPG sem um boa dose de dificuldade, não é mesmo? Recomendo fortemente que joguem esse jogo, principalmente se é fã do gênero RPG. E vou logo adiantando, não é fácil conseguir uma cópia. É um jogo que vai dar um pouco de trabalho para conseguir, contudo vale cada real investido. Minha recomendação é procurar no Mercado Livre, já achei por lá. Eu tenho um contato na Terra do Sol Nascente, então Graças aos Deuses dos Videogames não passo por esse tipo de perrengue. Vou ficando por aqui, deixo links do jogo para vocês darem uma conferida. Obrigado pela atenção. Abraços.



Nenhum comentário:

Postar um comentário