quinta-feira, 11 de abril de 2013

GURPS: o melhor sistema de RPG.


Quem gosta de um bom RPG de mesa??
Finalmente vou falar do meu sistema de RPG favorito. GURPS é uma sigla que significa Generic Universal Role Playing System(sitema genérico e universal de jogo de interpretação). Resumo da ópera, o sistema de RPG mais simples e que pode ser usado da forma que você quiser. Eu simplesmente amo GURPS e até hoje jogo esse sistema. O tempo passa, o tempo voa e de repente, não mais que de repente (like Vinícius de Moraes talked...), ninguem é jovem para sempre (except Jovem Nerd...entendedores entenderão!!). Então com o tempo reduzido, não dá para reunir toda aquela galera para jogar como antes. Mas para tudo tem um jeito. Para os que não conhecem, existe um site chamado Jovem Nerd, que é um dos maiores sucessos na internet PT/BR, que possuem um rede social própria, a Skynerd. Através dela, podemos ter contato com muitos nerds espalhados pelo Brasil e inclusive, marcar jogos de RPG on line. Sim amigos, jogamos via skype. Geralmente o grupo que faço parte, gosta mais de D&D, porém temos marcado uma partida de GURPS. Sistema de dados é feito por um programa e tudo funciona muito bem. Fica a dica aí Black Kamen Rider, ou “O Subversivo”. Está mais do que na hora de ressucitar o gigante gentil Djorakan.
  
Mas voltando ao GURPS, esse sistema foi criado pelo gênio Steve Jackson, um grande apaixonado por jogos, em 1986. Do contrário do que todo mundo pode achar, que GURPS tem uma semelhança enorme com D&D, o jogo é bem diferente e o sistema de combate é bem diferenciado. A criação do personagem, simplesmente nos dá uma amplitude grande do que poderia ser uma aventura de GURPS. Graças a isso, existem vários tipos de expansões para este sistema. Até onde eu sei, e pode ser que eu esteja errado, porém acho que devam ser 22 livros. Estes livros são dos mais variados assuntos. GURPS Fantasy, por exemplo, nos mostra personagens e ambientações bem medievais; dragões, elfos, anões e outras criaturas fantásticas. Nem preciso dizer que esse é o meu predileto. Entretanto, podemos achar outros menos óbvios como o GURPS Super, que nos mostra humanos e não-humanos com habilidades e poderes especias, ou seja, herois. GURPS Illuminati, foi um suplemento que deu problema e por conta disso, Steve Jackson  foi investigado pelo FBI (e isso não é sacanagem não, é real!!). Dizem as más línguas que teve problemas com o GURPS Cyberpunk também.
Olha aí Black...te lembra desse livro???
Enfim, se podemos chegar a uma conclusão sobre GURPS, é que esse sistema é incrivel e pode ser aplicado a praticamente tudo. Muitas pessoas que me acompanham aaqui no blog, com certeza jogaram GURPS um dia, ou pelo menos ouviram falar. É verdade que os videogames, meio que tiraram um pouco o público desse tipo de jogo. Contudo não foi uma coisa ruim. E nem o próprio Steve Jackson acha isso ruim. Quando esteve no Brasil, ele foi entrevistado pelo Jovem Nerd e uma das perguntas foi essa. Acredito que os videogames são apenas uma evolução dos games em si. Antes, precisávamos de outras pessoas para poder jogar e hoje o videogame te oferece a chance de jogar, mesmo que sozinho. E assim foi por muito tempo, até novamente ocorrer uma evolução; agora os jogos de videogames atuais tem o famoso multiplayer. E lá estamos nós de novo, juntos (virtualmente...hehehe), jogando e interagindo. Eu sou um eterno apaixonado por RPG, seja eletrônico ou seja de mesa e sempre que posso estou jogando. Então quem puder, aproveite a chance de jogar os RPGs de mesa, pois não existe forma melhor de interagir e contar boas histórias.
                  
Esse post fica por aqui e dou um pequeno aviso aos navegantes: entrem no site do Jovem Nerd e façam a sua conta na Skynerd. Se vocês querem jogar RPG e não tem com quem, lá todos se encontram. Vou deixar o link no final do post. Podem me procurar por lá, meu nome é Pyrenteau. Vou deixar também o link da entrevista do Jovem Nerd com Steve Jackson. Obrigado pela atenção e pelo enorme número de visualizações. Espero encontrar todos vocês pela Skynerd e quem sabe, marcar aquele jogo pelo Skype. Caso queiram comprar os livros de GURPS, a Devir livraria está vendendo. Também deixarei link. Abraços.

http://jovemnerd.ig.com.br/   Site do Jovem Nerd.

https://skynerd.com.br/perfil/Jovemnerd  Faça seu cadastro e divirta-se.

http://www.devir.com.br/
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário