segunda-feira, 29 de abril de 2013

Batman: Asilo Arkham [HQ on]

Minha versão é outra, essa é a da Panini que, diga-se de passagem, é bem mais bonita!!

Se você não é louco, o que está fazendo aqui??

Qual é o lugar mais assustador do mundo? Para todo bom nerd e fã de quadrinhos, com certeza a resposta é o Asilo Arkham. Não é a toa que a maioria dos personagens mais doidos e perigosos da DC, tem um lugar reservado por lá. O que podemos falar sobre este lugar? Vamos então: Em primeiro lugar o lugar é um manicômio, localizado em uma simpática cidade chamada Gotham City, e sim, é a cidade do Batman. Os inimigos insanos do Batman (quase todos!!), são trancados ali. Vale a pena dizer que, nem todos os inimigos do Batman são considerados insanos. Catwoman e Pinguim, não são insanos por assim dizer e no caso da catwoman, o relacionamento dela com o Batman é no mínimo, complicado. Reza a lenda, que o Asilo Arkham é uma criação de Dennis O’Neil e foi idealizado para ser um lugar que representasse a loucura extrema. Reza a lenda que, as obras de H. P. Lovecraft foram usadas como inspiração. Porém, segundo alguns sites gringos, a inspiração foi a obra de Lewis Carrol. Daí a minha referência inicial (entendedores entenderam!!).

                           

Este post, no entanto, será sobre a maravilhosa graphic novel lançada em 1989, escrita pelo inacreditável Grant Morrison e ilustrada pelo não menos incrível Dave Mckean. Esta obra é simplesmente um clássico do Batman e não pode faltar na coleção de qualquer bom conhecedor de quadrinhos. A capa é uma obra prima à parte, feito pelo artista consagrado Bill Sienkiewicz (minha maior raiva, como fã de quadrinhos e fã deste ilustrador específico, é que não sei como se pronuncia este nome! WTF). Batman: Arkham Asylum conta a história do lugar, bem como brinca com a fragilidade do Batman. Não é uma história fácil de se digerir, ainda mais com o tema em questão. A história tem um teor psicológico, que leva o leitor para dentro do asilo em si, e ao encontrarmos figuras carimbadas do universo de Batman, somos forçados a enxergar os personagens pelo lado doente deles. Doente de forma literal (medicamente). E por mais que sempre vejamos o Batman como herói, ali seus métodos e até mesmo sua razão, é um pouco contestada.

Essa é minha versão, de 1990!
Sem dar spoilers da história, tudo começa quando o manicômio entra em rebelião, com a liderança do Coringa (lógico!!!) e uma das exigências que os internos fazem, é a presença do Cavaleiro das Trevas. Paralelamente, em modo de flashbacks, a história do asilo vai sendo contada. Muitos personagens tem participação mais do especial, pois são internos do asilo. Temos Duas-Caras, Era Venenosa, Chapeleiro louco...enfim, uma baita time de personagens que fazem parte do universo de Batman. Lançado aqui em 1990, esta obra é mais uma de uma época que deixa muita saudade. Que fique bem claro, não são apenas os criminosos de Gotham ou do universo do Batman, que tem uma cela em Arkham. Só para exemplificar o que escrevo, deixo alguns personagens: Doutor Destino, Pirata Psíquico, Cheetah, entre outros.

  

Se vocês querem testar o limite da sanidade, querem ver nosso amigo Bruce Wayne enfrentando seus próprios demônios, se vocês prezam a arte do desenho, se são fãs incondicionais do grande Grant Morrison e amam ver o Batman em circunstâncias não tão naturais, essa obra é tudo isso e muito mais. Recentemente, foi relançada pela Panini, como capa dura e tudo mais. Deixarei aqui o link da  Panini Comics, para os amigos que quiserem ter uma obra prima dos quadrinhos de forma física, pois esta é mais do que recomendada. Vou ficando por aqui. Como sempre agradeço a atenção e sim, falarei sobre o jogo Batman: Arkham Asylum. Aguardem um futuro post sobre este game. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário