terça-feira, 12 de março de 2013

Watchmen.



Who watch the Watchmen??
Essa é uma das minhas HQ prediletas e só poderia ser do mestre Alan Moore. O que eu mais amo nessa HQ, é que a proposta dela é nos botar na trama. Quando eu digo “nós”, digo o ser humano comum. Quer dizer, porque os heróis tem que ser sempre mega “heróicos”? Quer dizer, se vocês fossem bilionários, vocês iriam se vestir de morcego e combater o crime? Ou no caso de Tony Stark, vocês gastariam milhões para construir uma super armadura, também para combater o crime? Na obra de Alan Moore, essas questões são postas em pauta; portanto, os chamados heróis, são humanos. Tem medo, se descontrolam e são emocionalmente atingidos pelas suas decisões. Em contrapartida, nesta HQ existe um ser com poderes reais, só que este ser, não usa colante, nem é um verdadeiro escoteiro, muito menos usa as cores da bandeira americana como uniforme. Este ser é humano (quase...), e tem problemas de seres humanos: como se apaixonar, trair a esposa, perder o controle sobre pressão, etc.


Existe uma mitologia forte sobre esta obra também. Os heróis são muito carismáticos e podemos realmente imaginá-los vivendo entre nós. Alan Moore tentou mostrar um aspecto do ser comum, em cada personagem. The Nite Owl, por exemplo, é o cara super correto que não se conforma com a forma que combate o crime. Não entende que às vezes, as atitudes trazem consequências e que por melhores que sejam suas intenções, não serão suficientes para compensar. Nosso amigo Comediante, um dos melhores e mais importantes personagens, é o anti-herói que todos amam odiar e ele entende mais do que qualquer um, que ninguém pode fazer o que ele faz, da forma que ele faz, sem perder um pouco da própria humanidade. Essa é a grande piada sobre o comediante. Alan Moore joga na cara das pessoas que, o personagem mais humano, é também o mais desumano. E é claro, eu não poderia deixar de falar do melhor personagem de toda a obra: Rorschach. Este é o psicopata da turma e também o mais dedicado ao combate ao crime. Rorschach é o típico justiceiro, que não apenas acha que tem que fazer o que faz, mas gosta de fazer o que faz. Este personagem, tem a necessidade de ser quem é, e se afastou tanto da própria identidade, que nem sabe mas o que fazer com ela. Se existissem realmente heróis, aqui no mundo real, cedo ou tarde, se tornariam como Rorschach.

Sinceramente, acho que essa é simplesmente uma HQ obrigatória, não apenas por se tratar de um clássico dos quadrinhos, e sim por nos fazer pensar, criticar, evoluir a forma como enxergamos o nosso suposto mundo real. Alias, ao estilo do que vimos em V for Vendetta (veja meu post sobre essa obra...), Watchman é uma obra questionadora, cheia de críticas tão atuais, que podemos ler no dias de hoje e ainda assim poder identificar aspectos corriqueiros da nossa própria sociedade. As relações interpessoais, entre os personagens também nos trazem essa recordação urbana, sobre o que vemos todos os dias, no jornal e na TV. Quer dizer, para uma obra que foi ambientada em plena década de 80, onde tínhamos o medo dos “vermelhos” e a chamada “ameaça comunista”, é interessante notar que ali, no universo da obra, tudo girava e torno das armas nucleares. Ligue a sua TV e vocês verão exatamente a mesma coisa. Só que agora a ameaça é da Coréia. Uma pena que aqui, no mundo real, não temos um Dr. Manhattan para resolver nossos problemas. Temos que confiar que, os que governam o mundo, tenham humanidade suficiente para não destruir-lo. E aí quando penso nisso, lembro do exemplo de Rorschach e no que aprendemos com o Comediante: Como podemos esperar que os seres humanos resolvam seus problemas, se foram eles próprios que os criaram?

Sobre o filme, só posso dizer que adorei. Apesar de não ser plenamente fiel ao quadrinho, acho que foi uma adaptação muito bem sucedida, muito melhor do que V. Um elenco ótimo, com personagens que convencem e as cenas mais importantes reproduzidas no cinema, valem muito. Um coisa que não posso deixar de falar, é da espetacular trilha sonora. Simplesmente perfeita. Tentem ler o quadrinho ouvindo a trilha sonora do filme...vocês notarão o que quero dizer!!! Filme mais do que recomendado por esse humilde blogueiro. Para quem puder, compre o filme. Deixarei o link do Senhor Saraiva, para os que quiserem comprar.

Amigos do blog, um post sobre Watchmen, foi quase uma obrigação, ainda mais depois de ter falando sobre V for Vendetta. Me cobraram muito sobre Watchmen e aí esta. Como de costume, o site da Panini Comics estará aí embaixo , caso queiram comprar o quadrinho. Obrigado pela atenção. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário