sexta-feira, 1 de março de 2013

V for Vendetta.

Conhecem o Big Brother??

Não amigos nerds. Esta obra prima das HQ, não é baseado em Big Brother (graças a Deus...), porém a ideia por trás é interessante. Não é segredo para ninguém, o quanto sou fã de Alan Moore. Ele é o meu escritor de quadrinhos predileto (...e Neil Gaiman, pelo amor de Sandman!). Essa obra específica, no mostra um retrato da humanidade, que acredito nunca ter visto antes em qualquer HQ. Claro que em Watchmen, nós também nos impressionamos com  a veracidade dos personagens e dos dramas tão comuns ali presentes. Em V for Vendetta, a crítica social nos atinge como uma marreta e nos faz pensar (ou quem sabe desejar...), sobre como seria bom, um cara com máscara de Guy Fawkes nos esfregasse a realidade na cara.


A gloriosa década de 80, sempre nos surpreende. Todo mundo que viveu a década de 80, sempre diz que foi a melhor de todas. Eu vivi plenamente e compartilho dessa afirmação. Não apenas na música, que nos encantou e embalou; a saudosa época de ouro do rock nacional e internacional, mas também nos quadrinhos. Alias, as melhores obras que eu já li, foram todas da década de 80. E vejam nerds, ainda hoje são reúblicadas e fazem sucesso com as novas gerações. Ainda mais importante: Continuam atuais. As dicas, as afinetadas políticas, as famosas "deixas poéticas", tão presentes nessa década, estão todas lá, e os novos leitores quando conhecem, tem aquela sensação de "já vi isso antes".

O próprio período histórico que a obra foi escrita, já era um bom celeiro de ideias. No período que Alan Moore escreveu V for Vendetta, o Reino Unido estava em trasição. Acontecia a implementação do Capitalismo Neoliberal, tendo como sua maior lider a primeira ministra Margarett Thatcher (a Dama de Ferro). Bem como os últimos momentos do chamado "Socialismo Real", da extinta U.R.S.S. Alan Moore se valeu disso em sua obra, e explora assuntos como fanatismo religioso, facismo e a ideia de controle absoluto. Como vocês podem ver, não mudou muita coisa de lá para cá. O jogo não muda, nem as regras. Mudam-se apenas os personagens.

                    

É basicamente a história de um homem, que não medirá esforços para fazer valer sua liberdade, ou seu direito que poder ser quem quiser. Enfrente os facistas, pense e repense seus preconceitos, visualize um futuro não tão impossível, e acredite que pode fazer a diferença. Tudo isso e muito mais estão nas páginas de V for Vendetta. Quando vocês terminarem de ler essa obra, muita coisa terá mudado dentro do mundo de vocês. Vocês irão entender o por quê do grupo Anonymous, ter adotado a máscara de Guy Fawkes como símbolo. É muito mais do que uma boa história, é a história por trás do que sempre pensamos, e apesar de ter o conhecimento...nos falta o que fazer com ele. Quem lê V for Vendetta, no mínimo, será um leitor melhor e por que não dizer, um eleitor melhor.

Vou ficando por aqui amigos nerds, mas como sempre, deixo o link da Panini Comics que está relançado essa magnífica obra. Apesar de estar bem satisfeito com a minha, que eu comprei quando saiu a primeira versão em português, vocês tem a chance de ter uma das maiores obras já escritas para os quadrinhos.

PS: Não falei sobre o filme, pois não vi grande necessidade disso. A história é um pouco diferente e apesar de ter a maravilhosa Natalie Portman e o grande Hugo Weaving, além dos já consagrados Stephan Rea e John Hurt, sinceramente o filme não convence. Ou quem sabe eu seja simplesmente fã demais do quadrinho....enfim...

Obrigado pela atenção. Abraços.



Nenhum comentário:

Postar um comentário