terça-feira, 19 de março de 2013

Sandman.

        


Quem já sonhou??
Finalmente amigos do blog, estou aqui hoje para falar daquele que é o melhor personagem de todos os tempos, Sandman (para quem não sabe, meu perfil do twitter usa uma imagem relativa a Sandman...quem puder segue lá). Quem já me acompanha aqui à algum tempo, sabe que sou muito fã de quadrinhos. E sabe também, que sou mais fã ainda, dos artistas que trabalham nessa área. Escritores, desenhistas, coloristas, etc. Claro que, em todos os anos que cultivo essa paixão, tive a oportunidade de conhecer vários trabalhos, que por sua importância nesse universo próprio, que é o universo HQ, receberam o status de “clássicos”. E lá se vão mais de duas décadas, e os quadrinhos não param de me surpreender. Descobri que, aqui no Brasil, a indústria de quadrinhos é forte, e que a produção de quadrinhos brasileiros vai muito bem, obrigado. Exportamos talentos, tanto roteiristas, quanto desenhistas e é provável que você, que nunca se deu ao trabalho de ler quem desenhou seu herói predileto, possa estar lendo um quadrinho desenhado por um brasileiro. Tanto na DC, quanto na MARVEL, podemos achar nossos conterrâneos, brilhando e produzindo para o mundo. Com isso amigos, quero dizer que conheço quadrinhos e consumo quadrinhos (meu bolso que o diga...). Então quando digo que, Sandman é o melhor personagem para mim, é que já conheci um sem número de personagens, e nenhum me encantou mais como nosso amigo Morpheus.
 
Sandman é um personagem que pertence a DC comics, e brilha nas páginas do selo VERTIGO. Foi criado por Neil Gaiman, o gênio que é responsável por uma infinidade de títulos e está entre os melhores, no que diz respeito aos quadrinhos. Neil Gaiman, também escreve livros e apesar de não estar a muito tempo atuando nessa área, seus livros são um sucesso de vendas, e foram bem recebidos pela crítica especializada. Tenho Coraline, e amei. O Personagem Sandman é um perpétuo (The Endless), é uma representação física (física seria forçar um pouco...digamos então, “antropomórfica”), dos aspectos comuns a todos os seres humanos. Temos então: Destino, Morte (essa é minha predileta...quem conhece ama!), Sonho,  Destruição, Desejo, Desespero e Delírio. Estas, por assim dizer, entidades, mantêm o universo em equilíbrio.
                    

Morpheus, é um personagem cativante. Tem um relacionamento bem especial com os humanos e já teve problemas exatamente por isso. Certa vez, em uma entrevista com o gênio Neil Gaiman, que li a muito tempo, foi-lhe perguntado, sobre a personalidade de Sonho. Ele respondeu que Sonho era sim um herói, mas um herói trágico. Em algumas histórias, podemos achar que Sonho é melancólico, e em outras, arrogante e distante. Na verdade, o personagem, pelo simples fato de ser um perpétuo, é de uma complexidade que podemos literalmente, fazer qualquer coisa com ele. Sonho é um dos mais poderosos perpétuos, fato que ocasiona algumas desavenças com seus “irmãos e irmãs mais novos”. Sua relação com a irmã mais velha e confidente Morte, é explorada de forma espetacular e com certeza, as melhores histórias são com a participação dela.
                                                                 
Morpheus, foi idealizado para ser uma mistura de Jim Morrison (vocalista do The Doors) e Robert Smith (vocalista do The Cure). Acho que quem conhece o mínimo de rock, já entendeu o recado. Em algumas ocasiões, Sonho utiliza seus artefatos de poder, como o elmo, feito com os ossos de um Deus morto, a algibeira cheia de areia e seu rubi (o elmo, por sinal é seu símbolo de poder; quando seus irmãos e irmãs querem se comunicar ou "chamar" outros perpétuos, seguram uma representação de seu objeto de poder ou seu símbolo de poder). Conheci Sandman, justamente quando foi raptado...enfim não darei spoilers aqui, relaxem amigos. Sobre poderes e habilidades, acho que nem preciso falar. Ele é um perpétuo, então não estamos falando de um Deus, mas de uma entidade que é visitado por Deuses. Não poderíamos medir em simples termos de poder, o quanto Sonho é poderoso, no entanto, é de conhecimento de todos que, apenas Morte e Destino se equiparam a ele. 

Uso essa imagem no meu Twitter!!!
O universo de Sandman, é um dos mais amplos de todo selo VERTIGO e o mais popular também. Constantemente, saem encadernados e séries especiais com o título “Sandman apresenta...”! Cada uma dessas revistas vale ouro, acreditem amigos e não percam a oportunidade de comprar-las. Tenho muitas e sempre que puder irei postar uma resenha por aqui, acredito que “As Fúrias”, está na minha lista de próximas postagens. Colegas nerds e amigos do blog, vou ficando por aqui. Espero que tenham gostado e espero também que se empolguem e conheçam Sandman. Como de costume, deixo os links do Senhor Saraiva e da Panini Comics, que são as revenderas dos desses quadrinhos e lá é bem fácil achar material  sobre isso. Obrigado pela atenção. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário