terça-feira, 5 de março de 2013

Robert E. Howard



Quem nunca ouviu falar de conan, o Bárbaro??
Sim amigos nerds, finalmente um post sobre um dos meus maiores ídolos, o escritor criador de Conan, o Bábaro: Robert E. Howard. Nascido no Texas, em 1906 Robert Ervin Howard foi um grande escritor do gênero fantasy e aventura. Conheci este grande mestre, com seu personagem mais célebre, o bárbaro cimeriano. E Conan, também foi meu primeiro contato com  as HQs, isso lá pelo início da década de 80. Naquela época, eu já ficava fascinado, não apenas pelas histórias, mas também, pela arte dos quadrinhos. Muito tempo depois, conheci os textos do próprio autor, e pude fazer a comparação com o que vi nos quadrinhos. Não há como desmerecer as duas formas de se conhecer Conan. Nos quadrinhos, tive a oportunidade de ler roteiros de Roy Thomas, com o traço do todo poderoso John Buscema, então sim, tive uma boa introdução ao universo de Robert E. Howard.



Claro que não foi o único personagem que conheci do Gênio. O Rei Kull, conheci na época dos quadrinhos e infelizmente nunca consegui ler algo sobre Kull em manuscrito, tendo conhecido apenas sua versão nos quadrinhos. Outro personagem que conheci, foi o puritano Salomão Kane. Apesar de não ser seu personagem mais famoso, para mim, era um personagem que funcionava maravilhosamente bem nos quadrinhos, dando inclusive a oportunidade de explorar o terror e o oculto, de formas que Conan não poderia. Acho o universo e a mitologia de Salomão Kane, de uma originalidade ímpar, e as histórias eram espetaculares, tanto manuscrito, quanto nos quadrinhos, tendo inclusive influenciado muitas pessoas que escreviam sobre terror ou horror.




E falando de personagens, não podemos nos esquecer de Red Sonja, uma personagem feminina que cativou uma legião de fãs. Sempre gostei muito da Sonja (por motivos mais que óbvios...), mas minha personagem predileta do universo de Conan é e sempre será Bêlit, a pirata. A saga de Bêlit, com certeza, é até hoje considerada a melhor de todas no que diz respeito a mitologia de Conan. E acreditem amigos nerds, poucas revistas emocionam tanto, quanto o último número da saga de Bêlit. Simplesmente uma obra prima. Agora falando de novo de Robert E. Howard, poucas pessoas sabem, mas ele e H. P. Lovecraft eram grandes amigos e se correspondiam bastante. Eram “penpals”, termo usado para definir amigos que se correspondiam bastante por carta. Acho que,  a grande proximidade com Lovecraft, fez Robert E. Howard vez ou outra, beber na fonte do horror e do terror. Em várias histórias de Conan, podemos ver a nítida influência de Lovecraft. Inclusive, em uma das histórias mais clássicas e adoradas do cimério, chamada “A Torre do Elefante”. Nesta aventura, Conan encontra uma criatura fantástica, que não apenas era mágica, mas vinha do espaço. Não é mera coincidência, com os seres fantásticos criados por Lovecraft.



Por fim, acredito que Robert E. Howard é um dos maiores escritores de fantasia de todos os tempos! Junto à meus outros ídolos J. R. R. Tolkien e C. S. Lewis, deixou um legado de importância mundial, para todos aqueles que são fãs do gênero, ou para os abençoados que enveredam pelos mares da escrita e criação. Até hoje, acompanho as aventuras do bárbaro da Ciméria, do Rei Kull, que muitos conhecem como “Kull, o sonhador”, mato demônios com o puritano Solomon Kane e porque não dizer, que sonho com Red Sonja, a guerreira que homem nenhum consegue vencer (apesar de, em uma história clássica de Conan, aparentemente o bárbaro venceu o duelo... mas dizem alguns, ela escorregou em uma poça de lama e por isso, nosso amigo cimério levou a melhor... nunca saberemos!!).
Robert E. Howard morreu em 11 de junho de 1936, por volta de 8h da manhã; depois de receber a notícia de que sua mãe jamais sairia do coma, cometeu suicídio. Matou-se com um tiro, sentado no banco da frente de seu carro. Sua mãe morreu no dia seguinte. Seu grande amigo Lovecraft sentiu muito a perda. Reza a lenda, que depois da morte do amigo, simplesmente deixou de se tratar do câncer de intestino, vindo a falecer no outro ano. Amigos do blog, espero que tenham gostado do post; agradeço a atenção e novidades estarão a chegar pelo blog agora em março, contarei com o apoio da galera!! Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário