quarta-feira, 13 de março de 2013

Pequeno update...Marta Suplicy entende de games?

Nossa querida ministra Marta Suplicy, recentemente divulgou um dos novos projetos caça votos do governo, o tal de “Bolsa Cultura”. Segundo a nossa ministra, esse tal projeto tem como meta levar cultura para as pessoas em geral. Então essa “bolsa cultura”, é um vale de 50,00 reais para serem usados na compra de livros, revistas em quadrinho, revistas em geral, teatro, cinema, ingresso de jogos de futebol, shows, fantasia de carnaval (WHAT???????), CDs e DVDs. Agora quando perguntaram para a digníssima, se esta “fortuna”, poderia ser usado na compra de jogos de videogames, nossa ministra solta: - Na minha opinião, games não são cultura!
Foi o bastante para esta senhora, ser bombardeada por toneladas de mensagens via Twitter. Acontece que, nossa ministra não sabe, mas a arte dos videogames já é considerada como uma forma de expressão cultura, a muitos anos. Inclusive, NO PRÓPRIO SITE DA DO MINISTÉRIO DA CULTURA, tem um tópico específico para games. NO PRÓPRIO SITE DA DOIDA!!! O assunto do momento é esse no Twitter. Na minha humilde opinião, de quem joga videogames a quase 2 décadas, não tem como não dizer que os jogos não são uma forma de arte, e mais ainda, não tem como dizer que não fazem parte de uma cultura. Graças aos japoneses, temos games que possuem histórias tão densas e interessantes que muitos livros por aí. Fora o fato que, o primeiro contato que muita gente tem com o inglês, é graças aos videogames. Como Leon do canal do You tube “Coisa de Nerd” disse, existe uma geração de pessoas que aprenderam o básico do inglês, jogando o game Final Fantasy VII entre outros. Na verdade, quando estava pesquisando para escrever esse post, achei várias pesquisas reportagens falando exatamente isso. No Japão, por exemplo, 40% dos jovens de 12 à 25 anos falam inglês, exatamente por conta dos jogos de videogames.
Em muitas escolas, os japoneses utilizam um videogame portátil chamado Nintendo DS (atualmente, usam o Nintendo 3DS...), como ferramenta de trabalho; existem jogos educativos e estes são aproveitados em sala de aula, além de usarem o aparelho como forma de interação, com os colegas e com os professores. Ainda na minha pesquisa, fiquei sabendo que o XBOX 360, é usado nas escolas dos Estados Unidos. Um acessório chamado Kinect, oferece uma forma de interação virtual, que faz muito sucesso entre crianças e seus jogos, são plenamente aproveitados, em dinâmicas de classe. Aqui mesmo no Brasil, especificamente aqui na minha cidade, muitos colégios já adotaram o uso desse videogame. Meu irmão se rendeu a essa tecnologia, e usa o Kinect com minhas sobrinhas toda hora ; é um diferencial, nas festas e encontros de família. Li também, que os videogames são usados na reabilitação de pessoas, principalmente aquelas que estão com problemas de coordenação motora. Esse tipo de “terapia”, é usada corriqueiramente ao redor do mundo.
Enfim, demonstro aqui meu repúdio ao que ela disse, e fui dos que mandou recado pelo Twitter. Acho que nossa querida ministra, deveria se informar mais antes de falar idiotices como essa. O Brasil, atualmente, é um dos maiores consumidores de jogos do planeta. Mesmo com os preços absurdos dos impostos aqui, a indústria de games não para de crescer no país. Então, que ela se dê o trabalho de, pelo menos olhar o próprio site, antes de sair falando besteiras. Mas o que poderíamos esperar de um governo que tem um Pastor homofóbico e racista, como presidente da comissão dos direitos humanos? Não é por nada que o palhaço mais famoso do Brasil (Tiririca), já declarou em entrevista, que está deixando a política assim que seu mandato terminar. Não o culpo. Imagina que, apenas 7 deputados nunca faltaram o trabalho em Brasília e o nosso amigo palhaço está entre esses 7. É, realmente esse trabalho não é para ele!!!

Deixo aqui um link de uma live gravada, com 3 grandes Youtubers, falando exatamente sobre o assunto do post. Vale a pena ver!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário