sábado, 9 de março de 2013

Final Fantasy Anniversary Edition.

                                                

Quem acredita em fantasia??

Existem jogos que marcam a vida da gente. Jogos que emocionam, que nos fazem acreditar, que trazem felicidade, nos fazem esquecer os problemas e nos transportam para um mundo, onde tudo pode ser resolvido. Sim amigos nerds, eu acredito em fantasia e como os meus leitores já estão carecas de saber, este é meu gênero favorito. Já li sei lá quantos livros do gênero, e leio até hoje, sejam quadrinhos, sejam livros, devoro tudo, mas alguns jogos realmente são impagáveis na memória. Quem já leu meu post sobre Chrono Trigger, sabe do que eu estou falando. Esse é e sempre será o meu jogo predileto.  Agora, imagina uma franquia inteira de jogos? Sim amigos, Final Fantasy é uma franquia de jogos de sucesso, que exploram o tema de forma incrível. Claro que nem todos foram especiais ao extremo, no entanto todos tem seu valor e uma história tão real e cativante, que faz inveja a muitas malucas que fazem milhões, escrevendo sobre vampiros brilhantes ou homens dominadores!!
                      
Sobre Final Fantasy, o que posso dizer é que, infelizmente, não pude jogar na época que foi lançado. Jogos de RPG não eram muito populares aqui no Brasil, lá no início da fase dos videogames, década de 80. Não era qualquer um que podia ter um console, e menos ainda os que tinham acesso a bons jogos. Outros tempos. Portanto, nessa época meu acesso a esses jogos foram muito tímidos. Quando ouvi falar de Final Fantasy, já estava no sétimo. Então a partir daí, fiquei com isso na memória..."E os outros jogos?" Hoje sei como são, quais são e estou jogando-os, em versões remasterizadas. Pena que não são todos que conseguem apreciar um bom RPG eletrônico. Menos ainda, os que se dispõem a termina-los. Sou um desses. E para mim, é como na música: com tanta coisa ruim surgindo hoje em dia, antes jogar os antigos. Não estou dizendo que só tem jogo ruim hoje, no gênero RPG. Tem jogos bons sim. Está aí Ni No Kuni para provar isso, entre outros. O que reclamo é que, são muito poucos. 


Este jogo, originalmente foi lançado em 87, para o sistema NES (o popularmente conhecido nintendinho, aqui no Brasil...). A franquia foi criada pelo gênio Hironobu Sakaguchi e foi desenvolvido, pela SQUARE (que hoje é a SQUARE-ENIX). Apesar desse jogo ter sido lançado em 87, só chegou na América em 90 e foi um grande sucesso. O gênero RPG para consoles, estava em alta e Final Fantasy cumpriu bem seu papel. Como eu disse, não pude jogá-lo na época, mas eu conhecia RPGs eletrônicos. O que fazia um relativo sucesso aqui, era Phantasy Star (que é posterior à Final Fantasy, entretanto veio para o Brasil com relativa facilidade...). Este eu joguei e na época, achava uma baita evolução. Voltando a Final Fantasy, a história é centrada em 4 herois (que no meu jogo, batizei de: Pyrent-warrior, Sapaum-black mage, Kct-monk e Xlorie-red mage...), estes chamados de "The Light Warriors" e tem como missão, restaurar o poder de 4 orbes (cristais), que perderam o poder graças aos Fiends of Chaos (monstros, óbvio!). Então, mate os bichos, restaure o poder e salve o mundo. Pode apostar que nem tudo é o que parece e nesse jogo, veremos algumas surpresas e reviravoltas (marca registrada da franquia...). 

O jogo começa, com o jogador escolhendo as classes dos "Light Warriors" e seus nomes. Entre as classes que vocês podem escolher, estão:

a) Warrior (no original era Fighter...): podem usar armas de vários tipos, armaduras e causam muito Hit Points. Quando muda de classe, vira um Knight que, além de melhores armas e armaduras, pode usar White Magic. O meu personagem virou Sir Pyrent!!!

b) Monk: especialistas em artes marciais. Lutam com Nunchaku e quando evoluidos, tornam-se mestres, e podem acreditar nerds, são os personagens que causam mais dano. Meu personagem tornou-se Mestre Kct.

c) Thief: é fraquinho, porém quando evoluido, torna-se um ninja (podendo usar literalmente todas as armas que aparecem no jogo) e lança Black magic. Não quis usar essa classe.

d) White Mage: o nome já diz tudo. É capaz de usar White Magic e evolui para o White Wizard. Suas magias são curativas. Não usei esse personagem também.

e) Black Mage: o nome diz tudo também. Assim como o White Mage, não muito bom na "porrada", todavia em sua especialidade, Black Magic, é mortal. Evolui para Black Wizard. Tenho um desses...

f)  Red Mage: é por assim dizer, um mago porradeiro. Lança White/Black Magic e sai na porrada de boa. Evolui para Red Wizard. 

E claro os demônios do caos, famigerados Fiends of Chaos:

1 ) Linch: bicho morto-vivo que é encontrado perto do Cristal da Terra

2) Marilith: é tipo de sereia/serpente/dragão/mulher que é encontrada perto do Cristal do Fogo

3) Kraken: dispensa apresentações, é um monstro marinho e é encontrado perto do Cristal da Água

4) Tiamat: nossa esse tem história. Quem lembra do desenho "Caverna do Dragão", acho que sabe mais ou menos como é esse bicho. Dragão de 5 cabeças, absorve energias elementais e é encontrado perto do Cristal do vento.

Como vocês podem ver, é um jogo bem estruturado, com várias inovações e uma ótima história. Para quem quer conhecer um mundo fantástico, cheio de criaturas mágicas, lutas e reviravoltas, esse jogo supre as necessidades com maestria. Como de costume, deixarei um link para vocês verem uma amostra desse jogo. Joguei a versão do PSP, contudo não perde em nada, para a versão original, pelo contrário, acrescenta muitas coisas. Obrigado pela atenção. Abraços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário