segunda-feira, 18 de março de 2013

As Brumas de Avalon.



Quem nunca ouviu falar do Rei Arthur??
Sim amigos. Essa obra literária é baseada na lenda do Rei Arthur, mas do contrário do que podemos imaginar a primeira vista, toda a história é contada pela perspectiva das mulheres. A história em si, surpreende pelo fato de mostrar ou outro aspecto da lenda. Quer dizer, sabemos quem é o todo poderoso Rei Arthur, mas sua infância, suas crenças, a forma que seu caráter foi moldado e o mais importante, a mulheres que o criaram. É uma leitura fascinante, pois aborda temas que não costumamos ver no cinema ou mesmo na literatura. A escritora Marion Zimmer Brandley, foi muito feliz neste livro. Caso alguns de vocês queiram saber, não é o primeiro livro dela que leio. Sou apaixonado pela autora e acho que é uma das grandes escritoras de fantasy, que já tive a oportunidade de conhecer.

Sobre o livro, posso dizer que, não é a lenda do Rei Arthur que eu conhecia. Pelo contrário, a releitura que a autora faz sobre o tema, resulta numa completa recriação da mitologia por trás da lenda.  Personagens como Guinevere, Viviane, Igraine, Morgana (de longe, a minha predileta...) e Morgause, ganham uma ênfase que fazem toda diferença na trama. De longe, a melhor leitura sobre a lenda do Rei Arthur que eu já li. Se bem que Camelot 3000, foi um mega quadrinho também e bem inovador para sua época. E prometo a todos vocês, amigos do blog, esperem por um post sobre Camelot 3000. É dividido em 4 livros, sendo estes:
- A Senhora da magia;
-A Grande Rainha;
- O Gamo Rei;
-O Prisioneiro da Árvore.
No primeiro volume, temos uma visão feminina de como era a vida de Igraine, mãe de Arthur, quando ainda era casada com o Duque Gorlois da Cornualha. Sua paixão por Uther, aquele que seria o pai de Arthur, bem como a como a vida de sua irmã Morgana, que teria um papel definitivo e importante em toda trama. Ainda no primeiro volume, já percebemos que a linguagem do texto é adulto. Temos vários assuntos “tabus “ abordados, como por exemplo, a religião pagã que era muito popular, e de uma hora para outra, se viu em conflito com o cristianismo, que crescia. Misticismo, rituais, entre outras coisas. Do segundo volume em diante, o que temos, é a fase mais madura dos personagens. Seus conflitos pessoais e as conseqüências dos atos da juventude (não quero dar spoilers, mas é o meu predileto da série...). Vemos também no segundo volume, a formação dos Cavaleiros da Távola Redonda, além da morte de Igraine, mãe de Arthur e uma das mais influentes mulheres na trama. No terceiro, temos os problemas políticos, o caso de Lancelot com Guinevere, que tornou-se público, a morte do Taliesin, antigo Merlin e a ascenção de Kevin, o novo Merlin, cada dia mais cristão. E no último volume, o que podemos esperar é um final bombástico e bem diferente do que poderíamos imaginar. Morte, traições, adultérios, magia, ritos pagãos. Tudo isso e muito mais, estão aqui nessa obra maravilhosa e obrigatória também a todos os nerds que amam aventuras medievais.
Sobre a autora, digo apenas que adoro seu trabalho. É uma ótima escritora de fantasy e sabe fazer releituras como ninguém (quem leu “O Incêndio de Troia”, sabe do que estou falando e quem não leu, leia pelo amor de Deus...). Tenho um monte de livros dela e alguns estão na minha “Estante de Ouro”. O primeiro livro que li, foi A Filha da Noite, e a partir daí, não parei de comprar seus livros. Compro tudo que acho dela. Apesar de não ser muito conhecida pelos romances de sci-fi, também é uma escritora de mão cheia nesse ramo literário. Tenho  livros da série de Darkover e é simplesmente fantástico. Marion Eleanor Zimmer Brandley, morreu aos 69 anos, no dia 25 de setembro de 1999, em Berkeley, California.

Como sempre, vou deixar aqui embaixo o link do Senhor Saraiva, caso alguém queira conhecer e comprar os livros. Valem muito!!!
Agradeço a atenção. Abraços.

http://www.livrariasaraiva.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário