terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Perry Rhodan.


Quem não ama ficção científica??

Sim nerds, que acompanham o canal do Pyrenteau. Muito antes de eu ter a oportunidade de conhecer a obra dos mestre Issac Asimov ou do grande Willian Gibson, conheci a famosa série de livros, Perry Rhodan. Quando eu comecei a ler quadrinhos, isso lá com meus 9 anos, eu fiquei encantado com as histórias de Roy Thomas e os desenhos de John Buscema, na revista "A Espada Selvagem de Conan". E bem nessa época, eu conheci os livros de bolso da série PR. Lembro que fiquei completamente fascinado com a mitologia em torno da série, e me senti pequeno na época, porque não sabia nada sobre personagem ou a história em si. E o pior, não podia pesquisar na internet, afinal, aqui no Brasil quase 20 anos atrás, internet era um mito, que talvez existisse em um lugar tão tão distante, tipo Europa e USA. Então, para mim poder me atualizar das histórias, eu ia para uma biblioteca pública (CENTUR), e ali encontrei toda a obra. Fiz meu cadastro e emprestava os números antigos. Bons tempos.

Quando você mergulha na história, você acaba se afeiçoando aos personagens de tal forma, que é impossível parar. A série foi criada por uma equipe de escritores, que iam se revesando na produção de conteúdo, isso lá pela década de 60. Eu conheci a obra na década de 80, então por aí dá para entender o quanto da história eu perdi. Mas a mitologia gira em torno da conquista terrana ao espaço, e a descoberta de novas formas de viva (alienígenas). Claro que, no decorrer dos ciclos, enxergamos aqui e ali, certas críticas a sociedade como um todo e podemos identificar também, problemas típicos dos seres humanos, ambições, traições, etc. O núcleo de personagens é imenso, e claro que alguns acabam sendo mais importantes que outros, porém alguns coadjuvantes são importantes apenas em um ou dois livros. Essa era uma tirada bacana da série, você podia ler qualquer livro, de qualquer ciclo, que cada livro é uma história completa. 

Sobre os ciclos, óbvio que não consegui ler todos. Na verdade, é bem difícil a gente conseguir reunir toda a obra, mas possuo alguns completos. Funciona mais ou menos assim:

1º Ciclo: Via Láctea
a) A terceira potência;
b) Atlan e Árcon;
c) Os Pós-bis;
d) O segundo império.


Nesse primeiro grande ciclo, temos a viagem tripulada para lua, primeiro contato com culturas alienígenas, a entrega dos ativadores celulares, conhece Atlan (personagem mega importante na série...), encontra os antecedentes dos arcônidas (os aconenses...), surgem os poderosos pós-bis (robôs positrônicos-biológicos...), o conflito com os blues, a busca pelos 25 ativadores celulares espalhados pelo universo, etc. Desses microciclos, o meu predileto foi o segundo. Não tenho todos, mas algo em torno de 70%.

2) Ciclo: Galáxias Alienígenas
e) Os senhores das galáxias (meu predileto ever, e mais, completo!!!)
f) M-87

Neste ciclo, conhecemos os senhores das galáxias, os Maahks, descobrem a entrada dos transmissores solares, Rhodam viaja ao passados e descobre a  história dos Lemurenses- A primeira humanidade (melhor parte do ciclo...), o encontro com os policias do tempo, a viagem para a galaxia M-87, etc. Vejam bem, aqui nesse ponto, estamos falando de 399 livros publicados aqui no Brasil, pela editora ediouro (na época, tá nerds?).

3) Ciclo: Desintegração do Império
g) Os Cappins;
h) O Enxame (completo também...);

Daqui por diante, eu infelizmente deixei de acompanhar a série, pois não estavam chegando os livros aqui na minha cidade e na época, não tinha como consegui-los via sedex ou pela internet. No entanto, a serie continuou ativa aqui no Brasil e outras series se seguiram; colocarei aqui  o blog, porém só voltarei a descrever os acontecimentos, à partir do momento que comecei a acompanhar a serie de novo!!!

i) Os velhos mutantes;
j) O Xadrez Cósmico;
k) O Concílio.

4) Ciclo: Super inteligências
l) Afilia;
m) Bardioc;
n) Pan-Thau-Ra;
o) Os Castelos Cósmicos.

Desses microciclos, acompanhei até Bardioc. Os outros eu não comprei por motivo de força maior (dinheiro, óbvio!!!). Infelizmente ficou muito caro, e não pude dar conta, mesmo porque ainda tenho os quadrinhos, os livros, os jogos, etc. Sou professor, então nem preciso explicar, né? Nesse ciclo, até onde eu acompanhei, sob a influência do solMedalhão, a humanidade ficou insensível, Rhodan é banido pelos Afílicos, e com sua nave SOL, tenta alcançar a Via Láctea, na esperança de quebrar o poder dos sete (perdi o microciclo O Concílio...então dependi da sinopse  que achei na net...). O que mais me chocou, por um lado, foi o desentendimento entre Atlan e Rhodan...mas deu um grande sabor a trama, afinal. A editora SSPG, publicava os livros até 2007, e o que veio depois é material inédito aqui. Mas sei que existem, lá fora, mais 4 grande ciclos...que infelizmente acho que nunca vou ler!!!

Enfim, amigos do blog, essa é minha experiência om a série Perry Rhodan. Apesar de não tê-la completa, os volumes que eu tenho são muito bons e me proporcionaram muitas horas de alegria, além de muito material sobre sci-fi. Quando fui mestre, em algumas partidas de RPG de temática futurista, me inspirei nos personagens de PR, inclusive alguns npcs, foram tirados diretamente da série, em forma de homenagem. Quem tiver a chance, conhece esse universo não vai se arrepender. Vou terminando por aqui, este post me custou um tempo considerável e olha que nem falei nem da metade do que eu poderia falar. Obrigado pela atenção. Abraços.


4 comentários:

  1. Estou tentando conseguir mais livros, no momento o meu ciclo favorito é o dos Senhores das Galáxias mas todos são ótimos.

    ResponderExcluir
  2. Bem Wladimir; as opções de livros da Ediouro\Tecnoprint (01 ao 536) são sebos (livrarias de usados), pela Internet há muitas ofertas de vendas, e em grupos da série nas comunidades sociais (Facebook, Orkut) onde há fãs que vendem o acervo (existem antigos tópicos de venda, mas é só abrir um dizendo interessado em comprar, e surgirão ofertas).
    Já os editados pela SSPG (volumes 650 ao 847) podem ser adquiridos através do site da editora.
    Ainda existe o "Projeto Traduções", onde um grupo de fãs esta trazendo inéditos, (da brecha Ediouro\SSPG, 537 ao 649, mais Romances Planetários, Atlan e o reboot Perry Rhodan NEO), aos participantes do grupo.
    Acompanhe sempre novidades sobre a série em meus perfis no Twitter e Facebook (DIOberto e\ou alemaopazeamor), fáceis de achar.
    Até mais,
    DIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas informações extras brother...acho que o sonho de todo fã é ler toda a obra. Agora imagina a grana pra pagar tudo...:) Um dia quem sabe. hehe

      Excluir
  3. Olá, Afonso. Essa série envolve mesmo o leitor; há mais de 30 anos sou leitor da mesma.
    Acho que não adianta pensar em ler toda a série, porque é inviável. Na Alemanha já está perto do nº 2800, chegando no 39º ciclo. Além disso existem as séries paralelas, como Romances Planetários, Atlan, Perry Rhodan NEO, etc... Então é melhor se concentrar no que está acessível a nós, o que já é bastante material.

    Visite meu blog, com informações sobre a série:

    http://delgado-projeto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir