sábado, 19 de janeiro de 2013

The Hobbit: There and back again.




E aí nerds, já viram O Hobbit??

Bem se vocês não viram, então já passou a hora de vê-lo. O filme é ótimo, mas um aviso aqueles que leram o livro: se tem algo que aprendemos com Peter Jackson é que, livro é uma coisa e filme é outra. Quem leu o livro vai ver algumas coisas diferentes e sentir falta disso ou daquilo, porém como disse certa vez mestre Jovem Nerd, do site http://jovemnerd.ig.com.br/, tente ver o filme como um documento visual. Quer dizer, uma coisa é você imaginar Smaug, outra coisa é você vê-lo, ter a imagem na cabeça. De todos os lugares de Middle Earth, o meu predileto é de longe Rivendell, e graças aos filmes  The Lord Of The Rings e agora The Hobbit, não só pude visualizar Rivendell (que para o português recebeu o nome de Valfenda...), mas pude ver Elrond. Sou muito fã deste elfo em particular (Filho de Eärendil -um meio-elfo de ascendência Noldo- e Elwing -também pertencente a linhagem do meio-elfos de ascendência Sinda- irmão gêmeo de Elros). É guardião de Vilya, o Anel do Ar, um dos três anéis citados no verso do anel, que havia recebido de Gil-galad. Enfim, um arquivo visual sempre é bem vindo. 

Claro que nem todos os filmes conseguem esse propósito. Alguém se lembra de Eragon?
Nossa essa doeu. Mas pelo amor de Deus, não juguem o livro pelo filme. Os 4 livros do mestre Christopher Paolini são espetaculares, especialmente para quem gosta do estilo fantasy. Eu os tenho (Eragon, Eldest, Brisingr e Eldunari) e podem esperar posts sobre estes livros. 

Mas voltando ao Hobbit, veremos no filme velhos conhecidos de quem viu a trilogia, cenas de luta muito boas e algumas cenas que alguns até poderiam chamar de infantis. Neste filme, podemos ver finalmente, as diferenças entre goblins, orcs e Uruk-hai. Vejam bem, The Hobbit é um livro completamente diferente de The lord of The Rings e quando Tolkian o escreveu, ainda não tinha pensado que aquele anel era "O anel". Peter Jackson,sabiamente, acrescentou cenas que preparam para o que veríamos em LOTR. A versão inicial do The Hobbit, não continha tais referências. Reza a lenda que foram acrescentadas em uma das últimas revisões da obra, posterior a obra LOTR. 

Enfim, o filme vale muito a pena e se você não conhece o livro, depois de assistir vai querer conhecê-lo. Este post vai ficando por aqui e não esqueçam, final do ano tem a segunda parte. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário