terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Shadowrun.




Já imaginaram misturar tecnologia com magia??

Sim nerds, essa é a proposta de Shadowrun. Inicialmente começou como um RPG de mesa, que tinha essa proposta meio cyberpunk, com uma tirada de fantasy. Agradou e até cheguei a jogar, mas o sistema não me cativou tanto. Sou um eterno apaixonado pelo sistema GURPS, e tenho muito boas recordações do sistema D&D e STORYTELLER (Vampire, Werewolf, Mage, etc). No caso de Shadowrun, o sistema e a mitologia do game bebe e muito na fonte de Willian Gibson (Sabe quem é né? Escreveu Neuromancer...enfim, se você não conhece, está marcado nerd. Este sujeito é tão importante para Sci-Fi, quanto o semi-deus Isaac Asimov...fica a dica!). Gibson explora o tema do cyberspace (criado por ele, diga-se de passagem...), dando à visão de "rede", um sentido muito mais abrangente.

Em Shadowrun, você tem tecnomancers ou seja, magos da rede. Pessoas que entram na "Matrix" (me desculpem a tirada, não pude evitar...) e conseguem informações, cash, whatever... Bem, até aí tudo bem. Mas, onde entra o conceito fantasy? Vamos a isso! Neste tempo futurista, a magia está voltando. Pessoas antes comuns, estão se transmutando em seres mágicos. Elfos, orcs, anões, dragões, etc. Tudo está voltando e nesse mundo mágico que se forma, não há espaço para todos. Os transmutados são meio que párias da sociedade e vivem a margem, na clandestinidade. Daí o conceito cyberpunk fantasy, não são apenas foras-da-lei comuns, são foras-da-lei elfos, orcs, e tudo mais tentando sobreviver neste futuro extremamente hostil para quem sofre o Kawaru (como os japoneses chamam a transmutação!). O mundo é dominado por grandes complexos empresariais, que para piorar vivem em guerra entre si. Na onda do sucesso do RPG, foram lançados livros sobre esse universo. Uma trilogia, que dá uma boa ambientação sobre o sistema. Eu tenho estes livros e confesso que gostei mais do que do RPG. Escritos por Robert Charrette, vemos a luta de um irmão, para reencontrar a irmã. Na sua jornada, aprende que a magia existe, que existem varios tipos de magos, que os dragões são mais perigosos do que qualquer um pode pensar, que podemos fazer amigos nos lugares mais estranhos e que nem sempre o que parece bom, é bom.


Se você é muito fã de fantasy, tem que ler Shadowrun. Será uma experiência interessante, ver magia e tecnologia se degladiando. Leitura nerd obrigatória. Agora, embalados pelo sucesso do RPG e dos livros (romances), foram criados jogos de videogames com o tema Shadowrun. No total foram 4, todos com o mesmo título: Shadowrun. 1º para SNES, em 1993; 2º para Megadrive, em 1994; 3º outro jogo criado para SEGA, em 1995; e por fim 4º para XBOX360. Pergunta básica: quais eu cheguei a jogar?
Resposta: do Megadrive e do SNES...alias jogo até hoje, nos emuladores que eu tenho no PSP. Não cheguei a jogar o do XBOX, mas sei que é um FPS. Isso para mim foi o fim. Transformar um RPG em FPS... não me parece boa ideia!!! Mas enfim, vou deixar o link da livraria Devir, onde vocês podem comprar o romance e o livro de RPG, e vou deixar uns videos, para que vocês possam ter uma ideia de como são os jogos do Mega e o SNES (respectivamente...). Valeu pela atenção. Abraços.





Nenhum comentário:

Postar um comentário