segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Fábulas.



Quem não conhece nenhuma fábula??

Eu sei que vocês, com certeza, conhecem muitas das histórias dos irmãos Grimm. Alias, quem não conhece? Sei também que, nessas fábulas, existem vilões e mocinhos. Herois e vilões. Mas e se o lobo mau, na verdade fosse um homem da lei, por assim dizer? E se Cachinhos Dourados, fosse uma louca psicótica ou a Branca de Neve (a mais famosa de todas as princesas...), fosse uma bem sucedida burocrata? Tudo isso parece confuso? Ótimo, pois isso significa que você está pronto para conhecer o mundo de Fábulas.

Este série é tida como sucessora de Sandman e, aqui entre nós, nenhuma outra serie merece este título como Fábulas. É mais ou menos assim...todas as fábulas que conhecemos estão vivas. Sim nerds, vivas. Viviam em seus mundos mágicos, chamados Terras Natais (saudade de Magic, the gathering...quem já jogou, ou que é jogador das antigas, pescou a referência nerd...). Acontece que, um ser apenas conhecido como " O adversário", pouco a pouco, vai dominando mundo após mundo. As fábulas acuadas, decidem então fugir para uma outra dimensão...a nossa. Se estabelecem em uma parte de New York, e por lá vão vivendo. Apenas as fábulas humanas podem viver em NY. As fábulas não humanas, vivem em um lugar conhecido como "A fazenda". E é para lá que as fábulas transgressoras são enviadas quando cometem crimes. "A fazenda" é adiministrada pela irmã da branca de neve, Rosa vermelha. A mitologia criada nesta serie é imensa e a receptividade foi simplesmente absurda. Tanto, que já é considerada fênomeno entre os quadrinhos, bem como briga pela liderança com o maior sucesso do selo Vertigo, que é Hellblazer (Constantine...esperem post em breve!).



Este série, foi criadas por Bill Willinghan, uma americano que anda fazendo seu nome com exelentes trabalhos...tanto em editoras independentes, como nas poderosas Marvel e DC comics. Este série, no Brasil, está sendo publicada pela Panini (sempre a Panini...) e atualmente já está na 12ª edição. É, definitivamente, uma leitura obrigatória para qualquer nerd ou para qualquer adulto que aprecie uma boa HQ adulta e muito bem escrita. Como é de costume, quando existem séries desse nível, a mitologia vai se expandindo, que fica difícil não aprecerem minisseries. Até o presente momento, duas foram lançadas e ambas sobre a mesma fábula: João das lorotas (que vocês conhecem como o João e o pé de feijão...). Esta fábula específica, não é bem a mais amigável; nem tem nada de heróico. Está mais para anti-heroi... No entanto, deve ser exatamente por isso que é uma fábula tão popular.

Esta minisserie e outra intitulada, "O mau Príncipe", são alguns exemplos da mitologia de Fábulas se expandindo. Aqui no Brasil, já é um sucesso e a Panini já avisou que mais dessa série vem por aí! Se você quiser comprar estas revistas, estão disponíveis pelo site da panini comics que deixarei aqui embaixo. Vale muito a pena. Recomendo também a todos os fãs do gênero fantasy. Esta série foi escrita para nós, que ficamos meio orfãos depois de Sandman. Este post fica por aqui, obrigado pela atenção. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário