segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Akira de Katsuhiro Otomo.


Quem não sonhou em ter a moto do Kaneda??

Se você é uma pessoa que viveu os anos 80, seu carro dos sonhos com certeza era o Mach 5, do anime Speed Racer. Agora, se você viveu os anos 90, seu objeto dos sonhos era a moto do Kaneda. Quer dizer, todas as motos era lindas, mas aquela moto vermelha, era o que todos queriam. Esta é, com certeza, a obra japonesa mais conhecida e adorada aqui no Brasil. Quem leu, não esquece...quem não leu, se lamenta até hoje. AKIRA é simplesmente uma obra linda, com uma história ótima.


A trama gira em torno do garoto Akira, e do que ele é capaz de fazer. O tema aqui, são poderes psíquicos, que é uma grande paixão dos mangas japoneses. E esse estilo constuma produzir excelentes clássicos, como por exemplo MAI- A garota sensitiva (esperem post sobre esse manga amigos nerds, pois eu o tenho...), de Kazuya Kudo & Ryoichi Ikegami. Mas no caso de AKIRA, não é tão curto quanto MAI. A história se passa em Neo-Tóquio, que foi recosntruida depois da III Guerra mundial, que supostamente foi causada por Akira. O heroi, por assim dizer, é membro de uma gang de rua. Bebe, fuma e usa drogas. Não tem todo aquele apelo de heroi clássico, mas é carismático e adorado em seu meio. Kaneda, cai de paraquedas numa trama que, entre outras coisas, tem dedo do governo (novidade, né? Pensaram todos os brasileiros...). Cheio de reviravoltas, Kaneda muitas vezes é pego no turbilhão e não sabe mais quem é bom ou mau, o que é certo ou errado. Sabe apenas que quer sobrviver. A história também fala de amizades, amores, traições e Tetsuo, outro grande personagem, está ali para representar a natureza humana em todas as suas formas. Quem ler esse manga, vai imediatamente fazer uma referência ao filme "Poder sem limites". Não é mera coincidência, e quem viu o filme vai notar muitas referências à obra de Otomo.

Enfim, como não amar algo tão grandioso, como AKIRA. Este manga abriu as portas para um mercado que, até o momento, era bem inexplorado. Hoje temos montes de mangas, e a editora Panini, vem fazendo um ótimo trabalho na divulgação desses mangas. Agora quem quer ter a revista física, publicada aqui no Brasil pela editora Globo, não é tão fácil. Essa revista, para ser publicada na íntegra, foi preciso uma decisão judicial....longa  história nerds, longa história. Mas quem procurar em alguns site, dá para achar tranquilo...mediante uma pagamente absurdo. Porém vale cada centavo.

Por fim, não poderia deixar de falar do filme. Esse é bem mais fácil de achar e foi tão bom quanto o manga. Claro que com sutis diferenças. Kaneda, Tetsuo, Kai, Kay, Yamagata, O Coronel e a maioria dos personagens do manga estão ali. É um bom filme de aventura, bem melhor inclusive que muitos que tem saído ultimamente. Este post fica por aqui.  Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário